- Publicidade -
CotidianoCampinas fecha 2022 com saldo positivo de 14,6 mil vagas de emprego

Campinas fecha 2022 com saldo positivo de 14,6 mil vagas de emprego

De acordo com o Novo Caged, Campinas teve 218 mil admissões para 204 mil desligamentos; setor de serviços teve melhor saldo, com geração de 7,7 mil oportunidades

- Publicidade -

 

Balanço mostra que Campinas teve mais contratações do que demissões em 2022 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Balanço mostra que Campinas teve mais contratações do que demissões em 2022 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Campinas terminou o ano de 2022 com saldo positivo de 14.642 novas vagas de emprego com carteira assinada, segundo levantamento do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta semana. Ao todo, foram 218.794 admissões contra 204.152 desligamentos no decorrer do ano. No acumulado, o setor de serviços teve o melhor saldo, com geração de 7,7 mil oportunidades.

Na sequência, o comércio apresentou saldo positivo de 3,1 mil vagas. Em terceiro, o setor da indústria fechou o ano com a criação de 2,1 mil vagas. Os setores da construção e agropecuária também terminaram 2022 com saldos positivos de 1,4 mil e 39 vagas, respectivamente.

No decorrer do ano, os trabalhadores de serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados tiveram o melhor saldo, com 5.145 vagas criadas. Além disso, os funcionários com ensino médio completo foram os mais contratados, movimentando 144,9 mil vagas durante o período analisado. O levantamento ainda aponta que foram contratados 114 mil homens e 104,7 mil mulheres em 2022, em Campinas.

 

LEIA TAMBÉM

Campinas inicia retirada de 27 árvores na Glicério e Abolição; veja desvios

- Publicidade -

Pai de menina morta por queda de árvore no Taquaral vai a jogo do Guarani para homenagear filha
 

Apesar dos dados positivos no acumulado do ano, Campinas registrou saldo negativo de 4,3 mil vagas em dezembro do ano passado, indo na contramão dos meses anteriores – veja detalhes abaixo.

DEZEMBRO NO VERMELHO

Campinas registrou saldo negativo de 4.386 vagas em dezembro de 2022, segundo o balanço do Novo Caged. O número negativo aconteceu devido aos 17.645 desligamentos ante 13.259 contratações no período. O setor com o maior saldo de demissões foi o de serviços, com 4.032 vagas extintas.

Dos cinco setores analisados pelo órgão, apenas o comércio fechou o mês com dados positivos, registrando a contratação de 108 oportunidades. Segundo a economista do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador) de Campinas, Theodora Beluzzi, os dados negativos nesta época do ano já são esperados.

“O movimento negativo de dezembro é sazonal, puxado pelo fim dos contratos temporários de emprego e pelo arrefecimento das vagas no setor de serviços. Via de regra o último mês do ano costuma ser negativo não só em Campinas, mas em todo o Brasil”, explica a economista.

DADOS NACIONAIS

Em todo o Brasil, o Novo Caged registrou em dezembro 1.382.923 admissões e 1.813.934 desligamentos, com um total também negativo de 431.011 vagas. Já em relação ao total de 2022, o país teve um balanço positivo com 2.037.982 novos postos de trabalho.

 

LEIA MAIS

Brasil bate recorde em geração de energia renovável

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -