- Publicidade -
CotidianoCampinas fecha trecho do entorno da Lagoa do Taquaral por recomendação do MP

Campinas fecha trecho do entorno da Lagoa do Taquaral por recomendação do MP

De acordo com a Administração, interdição ocorre a partir das 20h desta sexta-feira (3)

- Publicidade -

 

Prefeitura fecha trecho do entorno da Lagoa do Taquaral, em Campinas (Foto: Pedro Torres/EPTV)
Prefeitura fecha trecho do entorno da Lagoa do Taquaral, em Campinas (Foto: Pedro Torres/EPTV)

A Prefeitura de Campinas afirmou que irá fechar, a partir das 20h desta sexta-feira (3), um trecho da pista interna da Avenida Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral, para circulação de pedestres, ciclistas e veículos. A medida ocorre por tempo indeterminado e após uma recomendação do MP (Ministério Público).

Segundo a Administração, o trecho vai do balão onde está situado o 4º Distrito Policial até a Avenida Almeida Garret. A decisão é consequência da queda de um eucalipto no último dia 24 de janeiro, que provocou a morte de uma criança de 7 anos de idade. A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) já está providenciando a interdição e terá o apoio da Guarda Municipal.

LEIA TAMBÉM

PM suspeita que motos foram escondidas em matagal por quadrilha especializada, em Campinas

Dupla é presa após bater carro em muro durante perseguição policial, em Campinas

 

- Publicidade -

REABERTURA DE PARQUES

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira (3) que irá reabrir nove parques e bosques da cidade a partir deste sábado (4). As áreas de lazer estavam fechadas desde que uma árvore caiu na Lagoa do Taquaral e matou uma criança de 7 anos de idade no dia 24 de janeiro. Em dezembro de 2022, uma árvore também caiu no entorno do Bosque dos Jequitibás e matou um motorista que passava pelo local.

Segundo a Prefeitura, ambos os parques que registraram queda de árvores seguida de morte permanecerão fechados e só serão reabertos parques que não oferecem risco aos frequentadores.

“Serão reabertos os parques que, após vistoria, não oferecem riscos aos usuários e pelas características de vegetação que possuem. Os demais parques continuam fechados e sob avaliação”, explica o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

PODA DE ÁRVORES

Dez dias após a queda do eucalipto que matou uma menina de 7 anos e feriu uma jovem de 27, as árvores da Lagoa do Taquaral, em Campinas, foram podadas e cortadas pelas equipes do DPJ (Departamento de Parques e Jardins). Na manhã desta sexta-feira (3), imagens feitas perto do local onde o acidente aconteceu mostram inúmeros galhos e troncos caídos.

O trabalho começou nos últimos dias e contou com a participação da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), que interditou alguns trechos das duas pistas da Avenida Heitor Penteado na manhã desta sexta para facilitar as ações de limpeza nas áreas próximas ao alambrado do parque.

A Lagoa do Taquaral, inclusive, está fechada para visitação desde o dia da queda do eucalipto e passou por diversas análises e levantamentos especializados, assim como outros espaços e parques públicos arborizados do município.

Questionada pelo acidade on Campinas sobre a medida, a secretaria de Serviços Públicos diz que a poda dos eucaliptos é preventiva e “segue a orientação do IB (Instituto Biológico) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)”.  A pasta reforça que uma empresa especialista em arborismo acompanha o trabalho.

“Além disso, a Prefeitura aguarda retorno sobre o ofício enviado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística para solicitar ao IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) uma análise do fragmento florestal, de cerca de 2 mil eucaliptos, na Lagoa do Taquaral”, complementa o comunicado.

LEIA MAIS

CGU vai revisar 234 casos de sigilo de 100 anos decretados pelo governo Bolsonaro

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -