Campinas começou nesta quarta-feira (1º) a aplicação da terceira dose adicional da vacina contra a covid-19, a chamada 5ª dose. A informação foi divulgada no final da tarde de hoje.
De acordo com a secretaria de Saúde da cidade, a dose será aplicada em pessoas a partir de 60 anos com imunossupressão grave. Para ser vacinada, a pessoa precisa ter recebido a quarta dose, ou segunda dose adicional, há pelo menos quatro meses.
A aplicação das doses ocorre sem agendamento em 65 centros de saúde, com exceção dos Centros de Saúde Joaquim Egídio e Boa Esperança.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, a carteira de vacinação, caso tenha, e comprovação médica da imunossupressão. Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem consultados no site.
APLICAÇÃO NA REGIÃO
As cidades de Hortolândia, Americana e Sumaré também começaram a aplicar a 5ª dose da vacina contra a covid-19 em moradores com 60 anos ou mais e imunossupressão. A aplicação ocorre nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) das cidades.
Em todos os municípios, não é preciso agendamento prévio. No dia da imunização, os moradores só precisam apresentar o comprovante das outras doses tomadas e um laudo médico que comprove a imunosupressão do idoso.
A aplicação da 5ª dose começou após uma orientação do governo estadual de São Paulo (leia mais abaixo).
NO ESTADO
A SES (secretaria do Estado de Saúde) afirmou que o estado iniciou a aplicação da terceira dose de reforço contra a covid-19 na última segunda-feira (30). A dose é aplicada em pessoas imunossuprimidas acima de 60 anos, conforme definições do Ministério da Saúde.
Em nota, a secretaria reiterou a importância da conclusão do esquema vacinal para garantir a proteção contra a covid-19, com pelo menos duas doses.
De acordo com a pasta, cerca de 87,8% da população do estado está imunizada com duas doses. Além disso, os municípios de São Paulo já aplicaram mais de 111 milhões de doses de vacina.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Sobre a situação, o Ministério da Saúde negou que tenha feito essa recomendação aos estados.