Equipes da Prefeitura de Campinas iniciaram neste domingo (5) a extração de 27 árvores em trechos da Avenida Francisco Glicério e da Rua da Abolição. Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o trabalho prossegue até a próxima sexta-feira (10), sempre no período das 8h às 17h – veja quais trechos serão bloqueados e desvios abaixo.
Todas as árvores de grande porte, do canteiro central serão retiradas na Rua Abolição, a partir da altura do 117, com a Avenida Francisco Glicério, até 307, nos bairros Ponte Preta e Vila Lídia, próximo ao Centro. Os trabalhos impactam o trânsito e o transporte público e há opções de desvios para os motoristas. Veja abaixo.
Os trabalhos iniciaram na Francisco Glicério, e assim que concluída a intervenção, avançam para a Rua da Abolição.
A RETIRADA
Segundo a Prefeitura, o laudo do DPJ (Departamento de Parques e Jardins) comprova que o canteiro é incompatível com o tamanho das árvores, sem espaço para as raízes, o que danifica o asfalto e aumenta o risco de queda. As árvores a serem retiradas são da espécie canafístula e uma delas é pau-ferro. As canafístulas têm cerca de 15 metros de altura.
A retirada acontece após mortes causadas por quedas de árvore em Campinas. No mês passado, uma criança de 7 anos morreu após uma árvore cair na Lagoa do Taquaral. Já no final do ano, um motorista morreu após ter o carro atingido por uma árvore que caiu do Bosque dos Jequitibás.
No mutirão de retirada, trabalharão cerca de 70 funcionários, serão utilizados 14 caminhões, quatro picadores de galho e um destocador (máquina que retira toco das árvores do solo). O serviço será feito em conjunto com a concessionária de energia CPFL, que tomará as providências em relação aos fios de energia.
Segundo a Administração, ação de supressão das árvores, como neste caso, está no enquadramento legal da Lei Municipal de 11.571 de 2003, com base no diagnóstico do laudo.
INTERDIÇÕES E OPÇÕES DE DESVIOS
Avenida Francisco Glicério:
- As pistas interna e externa da Avenida Francisco Glicério serão impactadas no trecho entre a Avenida Aquidabã e a Rua Henrique de Barcelos.
- Haverá bloqueio no cruzamento da Francisco Glicério com a Aquidabã (pistas interna e externa).
- Caso necessário, no cruzamento das vias Uruguaiana e Barão de Jaguara.
Para desviar, os motoristas deverão seguir pelas vias Aquidabã e Álvares Machado, retornando pela Avenida Prefeito Nicolau Ludgero Maselli e Rua Henrique de Barcelos para acessar o trecho liberado da Francisco Glicério.
Abolição:
- Concluída a intervenção na Francisco Glicério, os trabalhos avançam para a Rua da Abolição, que será fechada nos dois sentidos, no trecho desde a Rua Dr. Álvaro Ribeiro e o início da Avenida Francisco Glicério (Praça Brasil Outros Quinhentos).
- Serão interditados os cruzamentos da Rua da Abolição com a Rua Dr. Álvaro Ribeiro, e da Avenida Francisco Glicério com a Rua Proença.
- Durante as interdições, o semáforo existente no cruzamento da Avenida Francisco Glicério com a Rua Henrique de Barcelos será desligado.
Neste trecho, quem vem do Centro para acessar o sentido bairro, também deverá desviar pelas vias Aquidabã e Álvares Machado, retornando pela Avenida Prefeito Nicolau Ludgero Maselli e Rua Henrique de Barcelos.
Já para quem trafega no sentido bairro – Centro, deverá desviar antes da chegada ao trecho interditado, acessando as vias Dr. Ângelo Simões, Monte Castelo, Thomaz Ortale, Proença, Boaventura Do Amaral e Aquidabã.
MUDANÇA NO ITINERÁRIO
A Emdec ainda informa que os bloqueios impactam, temporariamente, o itinerário de 14 linhas municipais, sendo elas:
- 173
- 253
- 341
- 342
- 344
- 345
- 346
- 349
- 359
- 366
- 403
- 408
- 499
Os pontos de ônibus localizados no trecho serão temporariamente desativados, sendo assim, os usuários deverão utilizar as paradas próximas.