A campanha de vacinação contra a gripe vai começar na próxima segunda-feira (25) em Campinas. A secretaria de Saúde informou que as doses ficarão disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) e nesta primeira fase as vacinas serão aplicadas nos grupos prioritários. Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.
A meta da Saúde é atingir 90% para cada grupo prioritário. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
Quem são os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe?
- Idosos (60 anos ou mais)
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da área de saúde
- Trabalhadores da área de educação
- Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
- Trabalhadores portuários
- Povos indígenas
- População em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- População do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
A primeira remessa da vacina contra a gripe prevista para Campinas tem 53 mil doses e deve chegar aos centros de saúde até sexta (22) enquanto o público-alvo total será divulgado até segunda (25). A previsão inicial é de que a campanha seja realizada até 31 de maio.
Como receber a vacina contra a gripe?
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, aqui
A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, ressaltou que a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Ela fez um apelo para que a população se imunize para evitar complicações pela infecção que podem resultar em internações ou morte.
Em 2023, os índices verificados para os grupos mais populosos foram:
- Idosos – 84%
- Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos – 47%
- Gestantes – 53%
- Puérperas – 78%
- Trabalhadores da saúde – 49%
É preciso fazer agendamento?
Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.
O que levar?
A secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.
Mudança na campanha
Nesta campanha, a Pasta fará registro nominal de quem recebeu a dose. De acordo com Chaúla, isso garante um processo mais qualitativo e garante rastreabilidade dos dados.
“Até o ano passado os dados eram somente consolidados, ou seja, a gente marcava o número de pessoas vacinadas no dia, semana e ao longo da campanha. Agora, o registro da campanha de vacinação contra a gripe é qualitativo e a vantagem é justamente ter uma rastreabilidade maior, mais confiabilidade, transparência e ter todo o histórico da pessoa no sistema. E a gente consegue aproveitar a oportunidade vacinal para verificar o esquema e fazer a atualização de outras doses caso elas sejam necessárias”, falou a coordenadora.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
São José é o Santo protetor do que?
MPF quer responsabilizar Ustra, Fleury e mais 40 por atos na ditadura