- Publicidade -
CotidianoCampinas oficializa 1,1 mil casamentos homoafetivos após legalização da união em cartórios

Campinas oficializa 1,1 mil casamentos homoafetivos após legalização da união em cartórios

Segundo o levantamento da Arpen, maior número de cerimônias foi realizado no ano passado, com 157 casamentos; veja o balanço completo desde 2013

- Publicidade -

 

Campinas já oficializou 1.133 casamentos homoafetivos em cartórios desde a autorização nacional, publicada em 2013. De acordo com um levantamento da Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), órgão responsável pelos dados dos cartórios, o maior número de cerimônias foi realizado no ano passado, com 157 uniões civis.

Segundo o balanço, até 30 de abril deste ano, já foram celebrados 52 casamentos homoafetivos, o que representa 60,4% do total de casamentos celebrados há dez anos. Veja os detalhes abaixo:

2013: 86 cerimônias
2014: 63 cerimônias
2015: 86 cerimônias
2016: 73 cerimônias
2017: 98 cerimônias
2018: 177 cerimônias
2019: 95 cerimônias
2021: 107 cerimônias
2022: 157 cerimônias
2023 (até 30/04): 52 cerimônias

Ao todo, a Arpen reúne 7.757 cartórios de Registro Civil no país. No estado de São Paulo, já foram oficializados cerca de 30 mil casamentos homoafetivos, o que representa 38,9% do total de matrimônios de pessoas do mesmo sexo no Brasil. Em média, são realizados quase 3 mil casamentos por ano no estado de São Paulo.

PERFIL DOS CASAIS

Ainda de acordo com o levantamento da Arpen, os casamentos entre mulheres lideram as uniões civis dos últimos dez anos em Campinas. De 2013 a abril deste ano, foram oficializados 604 matrimônios entre mulheres na metrópole. No mesmo período, Campinas realizou 529 casamentos entre homens.

- Publicidade -

Os dados ainda apontam que o ano com o maior número de matrimônios entre mulheres foi em 2018, com 95 cerimônias. O ano de 2018 também foi responsável pelo maior número de casamentos entre homens, com 82 registros. Este ano, até o mês de abril, Campinas já oficializou 32 uniões civis entre mulheres e 21, entre homens.

LEIA TAMBÉM

Advogado é preso em Campinas acusado de usar senha e perseguir procuradora do MP

Aluna é agredida até desmaiar na saída de escola em Monte Mor; mãe aponta racismo

EMOÇÃO IMENSA

Após quatro anos de namoro, Paulo de Lima e Luis Fernando oficializaram a união em outubro de 2022 perante os familiares e amigos. Para o casal, a mudança na legislação não veio somente para demonstrar o amor que ambos sentem, mas também como um amparo legal para a vida que escolheram dividir.

“Acredito que com a mudança da legislação, permitiu além de mostrar e representar o amor e a união deixou nosso amparo legal, assim como nos casamentos héteros. Isso é um avanço e uma evolução!”, comenta Luis Fernando.

Sobre o aumento no número de casamentos nos últimos anos, Luis salienta que é apenas um reflexo de um cenário que já existe há anos, e que só agora pôde ser colocado no papel.

“Eu acredito que, na verdade, com essa autorização e todo casando só mostrado e colocado no papel o que a gente já vivia. Eu acredito que, simplesmente foi exposta para a sociedade que, sim, pertencemos a um grupo e, sim, a gente tem que lutar por esses direitos. E garanto que foi uma emoção imensa, faria tudo novamente”, finaliza Luis Fernando.

Paulo de Lima e Luis Fernando se casaram em Campinas em outubro de 2022: (Foto: Arquivo pessoal)

LEGISLAÇÃO

Em 2013, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) passou a obrigar a celebração de casamentos homoafetivos em cartórios de todo o país. Na época, a decisão seguia um pronunciamento do STF (Supremo Tribunal Federal), que declarou em 2011 ser ilegal a negativa de uma união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Até a publicação da norma, os cartórios eram obrigados a solicitar autorização judicial para celebrar as uniões, que muitas vezes eram negados pelos magistrados pela ausência de lei, até hoje não editada no Congresso Nacional.

LEIA MAIS

Google começa os testes do novo sistema de buscas com IA

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -