Campinas recebeu um certificado de destino turístico de referência no país, sendo reconhecido como um polo indutor de turismo e no direcionamento de investimentos e novas oportunidades de negócios. O documento foi concedido pelo Ministério do Turismo e tem validade até 2 de junho de 2024.
Com isso, Campinas passa a integrar a Região Turística Bem Viver, que ainda conta com os municípios de Americana, Monte Mor, Nova Odessa e Santa Bárbara dOeste. Além disso, a metrópole conquistou a principal classificação no Mapa do Turismo Brasileiro, que é a “A”.
LEIA TAMBÉM
Nova vacina da dengue chega na semana que vem; veja valor
Veja como pagar multa por quase metade do preço em Campinas
A classificação “A” considera os municípios de maior fluxo turístico, maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, segundo explica o diretor de Turismo, Eros Vizel. Esta categoria tem 57 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras.
DESTINAÇÃO DE RECURSOS
De acordo com o certificado, Campinas é considerada um destino de turismo de eventos e negócios consolidado, com destaque pela oferta de gastronomia, hotelaria, logística e serviços.
O diretor de Turismo também lembra que o objetivo do mapa é auxiliar na definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
“É o reconhecimento de um trabalho que não é só da Prefeitura, mas de todo o segmento”. Parabéns a todos. São resultados importantíssimos”, parabeniza Eros Vizel.
O Ministério do Turismo também reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Turismo com a emissão de um certificado semelhante.
MAPA DO TURISMO
O Mapa do Turismo reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região.
O certificado do Mapa do Turismo Brasileiro traz a assinatura da ministra de Estado do Turismo, Daniela Carneiro, e da secretária nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Débora Vieira Barboza.
É um sistema com dados sobre o setor do turismo no Brasil, utilizado para subsidiar a tomada de decisões e a adoção de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal.
LEIA MAIS
Submarino desaparecido: Destroços são encontrados em área de busca próximo ao Titanic