O domingo amanheceu quente em Campinas, com o céu parcialmente nublado. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o dia deve seguir assim, com a nebulosidade aumentando e há posssibilidades de pancadas de chuva no período da tarde. As temperaturas ficam entre 17 e 29ºC.
LEIA MAIS
Tiros no Centro de Campinas: policial e pedestre são baleados após tentativa de furto
Prefeitura de Sumaré abre sindicância após homem morrer esperando resgate ao lado de UPA
TEMPO NO ESTADO
Essa variação de nebulosidade atinge toda a metade sul do estado de São Paulo, por causa da condição termodinâmica favorável ao desenvolvimento de nuvens profundas e da influência de um sistema de baixa pressão junto ao litoral gaúcho.
Não deve chover na metade norte do estado, mas a nebulosidade deverá alternar períodos de predomínio de sol e céu parcialmente nublado. As temperaturas seguem altas em todas as regiões paulistas.
OPERAÇÃO ESTIAGEM
Campinas registrou, entre o período de maio a setembro deste ano, 232 focos de incêndio. O levantamento, consta no balanço da Operação Estiagem, que acabou no dia 30 do último mês. A ação, realizada entre os meses considerados mais secos do ano, também monitorou a temperatura e o índice de URA (Umidade Relativa do Ar), e segundo os dados da Defesa Civil, Campinas teve um período de estiagem menos seco em relação ao ano passado.
O balanço feito pela Operação em 2022 aponta uma queda de mais de 50% na ocorrência de focos de incêndio comparando com o mesmo período em 2021. Foram 232 focos de incêndio de maio a setembro, contra 471 no mesmo período do ano passado.
Segundo a Prefeitura, durante a Operação, a secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos realizou atendimento a 35 famílias, em decorrência dos incêndios, mas nenhuma precisou ser abrigada na rede socioassistencial. (Leia a matéria completa aqui)
LEIA TAMBÉM
UFLA desenvolve plataforma que auxiliará nas investigações do MPF contra crimes ambientais