- Publicidade -
CotidianoCampinas prevê aumentar equipes de poda de árvores para suprir demanda represada de 4 mil pedidos

Campinas prevê aumentar equipes de poda de árvores para suprir demanda represada de 4 mil pedidos

Medidas devem ser aplicadas até meados de 2024; veja série de medidas anunciadas pela Administração

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (29) uma série de medidas para agilizar a poda de árvores a partir de 2024. Segundo a Administração, será realizado um convênio para a remoção de plantas condenadas abaixo de fios elétricos, além de quadruplicar as equipes responsáveis pelo serviço. A iniciativa visa reduzir a demanda represada de 4 mil pedidos de poda.

Até o fim deste ano, a Prefeitura informou que vai assinar um convênio com a CPFL Paulista estabelecendo que a distribuidora de energia está autorizada a remover árvores abaixo de fiação elétrica que estejam condenadas. A Prefeitura já identificou 350 espécimes que estão nestas condições através de um laudo técnico. As retiradas devem ocorrer no prazo de seis meses.

Para cada árvore removida, contudo, o acordo estabelece que a CPFL fará doação de 25 novas plantas nativas ao município. Com isso, a cidade receberá ao menos 8.750 espécies ao longo da realização do trabalho.

Mais equipes

Além disso, a Administração afirmou que vai quadruplicar o número de equipes que atuam na poda de árvores a partir do próximo ano. Atualmente, são 70 funcionários divididos em sete grupos. Com as futuras contrataçõe, o número subirá para 274 em 29 equipes.

Nos dias de hoje, a capacidade é de realizar uma média de 500 podas por mês quando não há períodos de temporais que costumam provocar danos. Com o reforço em equipes, a estimativa é mais que dobrar o resultado mensal, acrescentando 600 trabalhos.

A Administração recebe cerca de 1 mil novos pedidos por mês para podas de árvores e registra a necessidade de um manejo a cada dez solicitações. A estimativa, com ampliação do número de profissionais, é reduzir a demanda represada até meados de 2024.

Análise fitossanitária

Outra medida anunciada é a expansão do uso da análise fitossanitária, que funciona como uma espécie de tomografia para auxiliar na identificação de problemas invisíveis às análises visual e laboratorial. A expectativa é realizar 30 exames por mês e contar com uma equipe de seis técnicos para avaliações, entre eles, engenheiros agrônomos e florestais.

- Publicidade -

A previsão é de que a empresa vencedora da licitação para garantir reforço da equipe e uso da tomografia seja conhecida em dezembro e as atividades na cidade comecem logo após assinatura do acordo, no início do próximo ano.

Balanço

De 2021 até outubro deste ano, a Prefeitura registrou o plantio de 316,3 mil árvores, contra 9.193 remoções de plantas doentes ou com risco de queda. Os plantios consideram trabalhos das secretarias de Serviços Públicos e do Verde, Mata Santa Genebra e Sanasa para arborização urbana, formação de corredores ecológicos, restauração florestal e reorganização de 47 praças da metrópole.

No caso da Mata Santa Genebra, mais 13 mil mudas devem ser plantadas até fim do ano.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

TSE inicia teste público das urnas eletrônicas para eleições de 2024

Retrospectiva Spotify 2023: saiba como fazer a sua

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -