- Publicidade -
CotidianoCampinas promove acolhimento temporário de crianças e adolescentes

Campinas promove acolhimento temporário de crianças e adolescentes

Acolhimento é alternativa a abrigos e oferece lar provisório até que o menor de idade possa voltar à família ou ser encaminhado para adoção

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas iniciou uma campanha para incentivar o acolhimento temporário de crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Atualmente, há pelo menos 380 menores de idade que vivem afastados dos pais por situações de violência ou falta de cuidados. Por isso, a Prefeitura está incentivando voluntários a acolhê-los dentro de casa.

A procura por esse tipo de acolhimento é baixo na cidade, haja vista que o programa tem capacidade para 40 famílias, mas neste momento apenas 22 estão cadastradas, e, destas, 19 estão participando efetivamente do programa.

Este tipo de acolhimento é uma alternativa aos abrigos e oferece um lar provisório até que a criança/ adolescente possa voltar à família biológica, ou ser encaminhada para adoção. O período de acolhimento pode chegar até um ano e meio, mas pode ser prorrogado dependendo do caso.As famílias que participam recebem uma bolsa auxílio mensais de cerca R$ 1.269,12 por acolhido.

Para a secretária de Assistência Social, a falta de conhecimento sobre o projeto explica o baixo número de famílias interessadas. Mas, também há outro motivo. “Um dos requisitos do serviço é que aquela família acolhedora não pode buscar a adoção daquela criança ou adolescente. Então, muitas vezes, essa família tem receio de se apegar. Mas, é muito importante que ela participe dessa capacitação”, afirma Vandecleya Moro.

- Publicidade -

A especialista em marketing jurídico, Jaqueline Aparecida Lima, não pode ter filhos biológicos, mas fez questão de acolher duas irmãs pela história de vulnerabilidade delas. Uma das crianças tem 3 anos, e a outra, 1, mas há 7 meses, elas estão acolhidas de forma temporária, no Dic 3.

Elas chegaram muito assustadas. É um processo difícil no começo, mas aos pouquinhos a gente foi ganhando a confiança delas. Eu as amo como mãe, e é uma alegria tê-las em casa. Pra ser mãe, a gente não precisa só gestar”, afirma a voluntária.

Como faço para participar do acolhimento temporário?

Quem se interessar deve entrar em contato com a secretaria de Assistência Social pelos telefones: (19) 3772.9699/ 9.9368.1440/ 3256.6067.

Com informações de Rafael Castro/ EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Professora é afastada após agredir adolescente em unidade estadual de ensino

Fim do frio? Calor de quase 30°C volta à região de Piracicaba hoje

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -