A Prefeitura de Campinas publicou nesta segunda-feira (6) o edital do processo classificatório para cursos técnicos e de classificação profissional do Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas).
Ao todo, segundo a secretaria de Educação, serão oferecidas 1.985 vagas, distribuídas entre 35 cursos, sendo 30 profissionalizantes e cinco cursos técnicos. Os cursos são gratuitos e as aulas devem começar no dia 7 de fevereiro.
O período de inscrição vai acontecer entre às 9h do dia 13, até às 23h59 do 21 de dezembro de 2021. Os interessados deverão fazer a inscrição exclusivamente via internet, pelo site www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp.
O edital será para vagas do 1º semestre de 2022 e foi publicado hoje no Diário Oficial. Segundo o texto, por causa da pandemia as aulas poderão ser ministradas, presencialmente e/ou via remota, de acordo com o estabelecido pelo Sistema Municipal de Educação.
Entre os cursos oferecidos estão:
– Almoxarife,
– Introdução aos Jogos e Phython,
– Manutenção de Computadores,
– Português e Matemática (voltado para concursos públicos e Enem),
– Auxliar Administrativo,
– Porteiro,
– Criação de Websites,
– Desenvolvimento de Aplicativos, entre outros.
As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite, de acordo com o curso escolhido.
Segundo a Prefeitura, os cursos oferecidos pelo Ceprocamp terão a duração de 10 ou 20 semanas.
O QUE PRECISA
Em virtude da pandemia, o Ceprocamp não aplicará provas para a seleção dos candidatos. O método adotado será por processo classificatório.
Para se inscrever nos cursos de qualificação profissional o candidato deve possuir o próprio CPF, ter a idade e os pré-requisitos do curso até o primeiro dia do ano letivo, e possuir e-mail eletrônico válido. Os interessados podem ter a matrícula efetivada em até dois cursos, desde que haja vagas remanescentes para o segundo curso.
Já para cursos técnicos, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio, ou estar cursando no ano de 2022 o 2º ano do Ensino Médio Regular, ou o 2º módulo do Ensino Médio/EJA.
Na inscrição, o candidato deverá ainda informar os seus dados pessoais e a rede per capita da família. Essas informações deverão ser comprovadas no ato da matrícula, prevista para começar no dia 13 de janeiro. O interessado também deve possuir a idade mínima indicada em cada curso até o primeiro dia de ano letivo e possuir endereço eletrônico.
A lista com o nome dos classificados será divulgada no dia 29 de dezembro, no site da Fumec/Ceprocamp e no Diário Oficial.
COTAS
Segundo a Prefeitura, há reserva de vagas na proporção de 10% das vagas previstas, para pessoas com defi ciência, e de 10% das vagas previstas, para afrodescendentes.
Os candidatos com deficiência e os candidatos afrodescendentes integrarão a lista especial e lista Geral.
O edital com todas as orientações sobre o processo pode ser acessado no Diário Oficial. Em caso de dúvidas, a secretaria disponibiliza telefones (19) 3731-3650/ 3235-3074 ou 3231-3002.
Também está à disposição os seguintes WhatsApp (19) 99802-2423 e (19) 99762-9486 ou ainda por meio do e-mail: sec.ceprocamp@campinas.sp.gov.br.