- Publicidade -
CotidianoCampinas registra queda na procura por vacinas desde 2019

Campinas registra queda na procura por vacinas desde 2019

Levantamento mostra dados da BCG, meningocócica C, poliomielite, rotavírus, hepatite e da tríplice viral em Campinas; veja os índices

- Publicidade -

Vacinação em Campinas. (Foto: Prefeitura de Campinas/Divulgação)

 

A cobertura vacinal das crianças em Campinas registra queda de forma gradual nos últimos anos, de acordo com os dados da secretaria municipal de Saúde.

A pasta e os especialistas fazem o alerta sobre a necessidade da imunização completa e alegam que o período atual do ano eleva os riscos (veja mais abaixo).

Os dados considerados pela cidade são dos últimos três anos e envolvem a BCG, meningocócica C, poliomielite, rotavírus, hepatite e da tríplice viral. Confira:

VACINA BCG

– 2019: 84%

- Publicidade -

– 2020: 81%

– 2021: 78%

MENINGO C

– 2019: 95%

– 2020: 89%

– 2021: 84%



POLIO

– 2019: 90%

– 2020: 89%

– 2021: 82%


ROTAVÍRUS

– 2019: 89%

– 2020: 87%

– 2021: 81%

HEPATITE

– 2019: 94%

– 2020: 87%

– 2021: 81%

LEIA TAMBÉM
Campinas chega a quatro mortes e a 8,5 mil casos de dengue
Positividade de testes covid-19 tem alta de mais de 300% em Campinas

MUNICÍPIO ALERTA

Ainda de acordo com a Prefeitura, o cenário atual é de baixa taxa cobertura. Segundo a Saúde municipal, o ideal é trabalhar com a cobertura acima dos 90%, ou, dependendo da vacina, ter pelo menos 95% do público total imunizado.

A preocupação, conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, é com a reintrodução de algumas doenças. É o caso, por exemplo, do sarampo, que estava erradicado e voltou a circular em 2018.

“É muito preocupante, principalmente sobre o sarampo mesmo. Por conta das medidas restritivas e do isolamento social, isso piorou na pandemia, porque a preocupação das pessoas em procurar os serviços de saúde aumentou”, diz.

No caso do sarampo, que tem a vacinação contemplada nas doses da tríplice viral, inclusive, o alcance, que era de 100% em 2016, caiu para 81% em 2021. Além do sarampo, a vacina protege as crianças contra a rubéola e a caxumba.

O QUE DIZ O PEDIATRA

O médico pneumologista pediátrico, Alfonso Duarte Alvarez, explica que a chegada do frio aumenta principalmente as doenças respiratórias, e argumenta que várias delas possuem vacinas disponíveis sem custos na rede pública.

“As pessoas ficam em lugares mais fechados e tendem a ficar mais aglomeradas, evitando ambientes externos. Esse cenário acaba transmitindo mais e deixa a gente preocupado, porque leva a sequelas permanentes e a óbito”, afirma.

CAMPANHA PRORROGADA

Campinas anunciou no dia 3 deste mês a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo (veja quem pode se imunizar abaixo).

A campanha foi prorrogada até 24 de junho. Isso porque a cobertura vacinal para crianças ainda estava abaixo do previsto e a meta é alcançar 90%.

No entanto, segundo os dados divulgados na ocasião, foram aplicadas 22.475 doses nos menores, o que representa apenas 35% do público alvo.

No caso das puérperas, segundo a Saúde, 41% se imunizaram. Já em idosos, a cobertura está em 83% e nos trabalhadores de saúde, a cobertura é de 56%.

QUEM PODE TOMAR A VACINA DA GRIPE?

Estão incluídos na campanha de vacinação:

– pessoas a partir de 60 anos

– crianças entre seis meses e menores de cinco anos

– trabalhadores da saúde

– professores das redes pública e privada

– povos indígenas

– pessoas com deficiência

– gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

– caminhoneiros

– trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

– trabalhadores portuários

– forças de segurança e salvamento

– forças armadas

– funcionários do sistema prisional

– população privada de liberdade

– adolescentes e jovens sob medida socioeducativa

Em Campinas, as doses estão disponíveis em 65 Centros de Saúde do município (apenas os CSs Boa Esperança e Joaquim Egídio não aplicam as vacinas). Consulte na página os endereços das unidades e os horários.

SARAMPO

A vacina contra o sarampo pode ser aplicada ao mesmo tempo que a da gripe, de acordo com a Prefeitura de Campinas.

A campanha de vacinação contra o sarampo é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, e a meta é vacinar 95% delas.

Também estão sendo vacinados os profissionais de saúde que estejam com doses da vacina contra o sarampo atrasadas. Foram aplicadas 1.148 doses.

LEIA TAMBÉM
Veja o que abre e fecha em Campinas durante o Corpus Christi

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -