A região de Campinas recebeu nesta quinta-feira (23) 148,3 mil doses da vacina bivalente para começar a próxima etapa da campanha de imunização contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros a receber a vacina serão os grupos prioritários, compostos por:
- idosos com mais de 70 anos
- pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos,
- quem vive em abrigos e os trabalhadores dessas instituições
- pessoas com problemas de imunidade
- indígenas, ribeirinhos e quilombolas
De acordo com o DRS VII (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, as doses serão entregues aos municípios nesta sexta-feira (24). Em Campinas, serão 56,6 mil doses e a aplicação do imunizante terá início na próxima segunda-feira (27), segundo informou a Prefeitura.
LEIA TAMBÉM
Vigilância Sanitária interdita asilo de idosos no Jd. do Lago, em Campinas
Homem é baleado na lombar durante abordagem da Guarda Municipal, em Campinas
Contudo, o público-alvo da cidade é bem maior. Segundo levantamento da EPTV Campinas, apenas a população acima de 70 anos na cidade ultrapassa a marca de 66 mil e ainda tem os outros grupos.
A VACINA
O imunizante é uma geração mais avançada da vacina que recebemos em 2021 e vai ser aplicado como dose de reforço. Além da cepa original da covid-19, essa vacina já protege contra as subvariantes Ômicron.
De acordo com o Ministério da Saúde, a bivalente deve ser aplicada em quem já tem, pelo menos, duas doses. Portanto, quem só tomou uma dose terá que tomar a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente. A Pfizer, assim como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), reforça que a vacina monovalente original continua sendo essencial no combate à Covid-19.
LEIA MAIS
Ministério da Saúde envia remédios e insumos para litoral norte de SP