- Publicidade -
CotidianoCampinas suspende vacinação contra a covid-19 por falta de imunizante

Campinas suspende vacinação contra a covid-19 por falta de imunizante

Responsabilidade pela entrega das vacinas contra a covid-19 é do Ministério da Saúde que distribui imunizantes aos estados

- Publicidade -

A secretaria de Saúde de Campinas informou nesta segunda-feira (21) que o estoque de vacinas Spikevax, contra a covid-19, está, novamente, esgotado nos 68 Centros de Saúde da cidade, e que aguarda o envio de uma nova remessa pelo governo estadual. Ainda de acordo com a Prefeitura, desde maio não há outras vacinas contra a covid-19 disponíveis, resultando na suspensão temporária da imunização na cidade.


A Administração Municipal ressaltou que a responsabilidade pela entrega das doses é do Ministério da Saúde, que distribui os imunizantes aos estados para posterior envio aos municípios. A escassez de vacinas também afeta outras cidades, segundo a Prefeitura.

Casos de covid-19 na cidade

Entre 1º e 29 de setembro, Campinas registrou 1.065 novos casos de covid-19. Em agosto, a cidade apresentou um aumento de 75,4% nos casos da doença. Na primeira semana do mês, de 4 a 8 de agosto, foram confirmados 114 casos, enquanto na terceira semana, de 18 a 24 de agosto, os registros subiram para 258.

Em outubro, porém, houve uma queda significativa nas confirmações, com apenas sete novos casos registrados entre os dias 6 e 13. Desde 2020, Campinas acumula 305.981 casos confirmados de covid-19 e 5.650 mortes.


Spikevax

A aplicação da Spikevax para crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários teve início em 24 de maio. A vacina é fabricada pelo laboratório Moderna e a imunização com esta dose foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março deste ano.

- Publicidade -

Esta versão monovalente está atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a cepa com maior capacidade de transmissão até o momento.

Esquemas, doses e intervalos

Os grupos prioritários para a Spikevax são pessoas com 5 anos ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias. A lista inclui:

  • Pessoas de 60 anos ou mais;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência, e seus trabalhadores;
  • Pessoas imunocomprometidas;
  • Indígenas;
  • Ribeirinhos;
  • Quilombolas;
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
  • Pessoas em situação de rua;


A recomendação é de uma dose semestral para as pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, e de uma dose anual para os demais grupos prioritários.

Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior.

Crianças de 6 meses a 4 anos

Devem receber o imunizante nesta faixa etária:

  • Crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose de vacina contra covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas;
  • Crianças imunizadas de forma incompleta com vacinas covid-19 originais (vacinas CoronaVac ou Pfizer baby) devem completar o esquema;
  • Crianças com idade até 4 anos e completamente imunizadas com vacinas Covid-19 originais (três doses) devem receber uma dose da fabricante Moderna;
  • Crianças de 6 meses a 4 anos imunocomprometidas que nunca se vacinaram devem receber o esquema primário de três doses da vacina Spikevax.

Adultos

Só precisa receber uma dose quem nunca recebeu imunizante contra covid-19 – considerando-se que não faça parte de grupos prioritários.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Ministério da Fazenda autoriza retorno de duas empresas de bets

Reforma do gramado do Estádio Barão de Serra Negra começa nesta segunda-feira

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -