- Publicidade -
CotidianoCampinas tem 40% das crianças de até 5 anos com vacinas atrasadas

Campinas tem 40% das crianças de até 5 anos com vacinas atrasadas

Pasta de Saúde fez acordo com Unicamp por busca ativa e atualização dos esquemas vacinais; veja as doses

- Publicidade -

Campinas tem atualmente 35 mil crianças de até 5 anos com vacinas atrasadas, de acordo com os dados do sistema e-SUS APS, preenchido pelo próprio município. Para atualizar a imunização deste e de outros públicos, a secretaria de Saúde vai fazer uma busca ativa por meio de uma parceria com a Unicamp.

De acordo com a pasta municipal, o total de menores sem o esquema vacinal completo equivale a 40% do total de crianças desta faixa etária. Além disso, as maiores defasagens ocorrem em doses de reforço.

A iniciativa vai começar nos próximos dias e tem a intenção de regularizar a cobertura das seguintes doses:

  • Poliomielite
  • Meningocócica C Conjugada
  • Meningocócica
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • Febre amarela
  • Pentavalente
  • Covid-19

Para buscar informações sobre as doses basta acessar este link (clique aqui).

Como vai funcionar a parceria para reduzir o total de vacinas atrasadas?

O acordo feito com a Unicamp vai permitir que as equipes do Departamento de Pediatria da universidade auxiliem na busca ativa, fazendo o contato com pais ou responsáveis para convocá-los para a vacinação das crianças. Durante o trabalho, os estudantes vão analisar os motivos dos atrasos nas aplicações.

A Prefeitura de Campinas informou que o início da mobilização será pela região do CS (Centro de Saúde) do Taquaral, mas a expectativa é que todas as áreas da cidade sejam contempladas nas próximas semanas. Para a coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli, o apoio é necessário.

“Trata-se de mais uma estratégia que visa resgatar crianças que possam estar suscetíveis a doenças que poderiam ser evitadas. Essa ação de busca ativa já é desenvolvida pelas equipes de todos os centros de saúde, mas o envolvimento de estudantes da área da saúde da Unicamp vai contribuir”, afirmou a responsável.

A parceria fechada entre o Departamento de Pediatria da universidade e o Programa Municipal de Imunização se dá por meio de um projeto de extensão sob a supervisão da médica e professora Roberta Vacari de Alcântara.

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

CadÚnico em Piracicaba passa a fazer atendimento descentralizado

Noiva morre afogada em piscina durante a própria festa de casamento

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -