Campinas tem 4.154 motoristas que devem regularizar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) até o dia 28 de fevereiro. Segundo o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), estes condutores tiveram o documento vencido em junho de 2022, mas ainda não regularizaram devido à prorrogação de prazo para renovação durante a pandemia.
Além disso, o departamento informa que outros 11.066 condutores de Campinas têm CNHs com data original de vencimento para este mês, cujo prazo para providenciar a atualização do documento é de até 30 dias após o vencimento original – veja o calendário de renovação abaixo.
LEIA TAMBÉM
Família de Campinas ‘ilhada’ em São Sebastião é resgatada pela Defesa Civil
PRAZO DE RENOVAÇÃO
Para quem possui o vencimento da habilitação previsto para este ano (a partir de janeiro de 2023), o prazo para a renovação da CNH é regular – ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento.
É importante reforçar aos motoristas que, em caso de fiscalização de trânsito, não regularizar o documento no prazo correto é considerada uma infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH, conforme determina o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Em qualquer um dos casos, o processo de renovação do documento é feito pelos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital ou via Whatsapp do Detran.SP. Para utilizar, o usuário pode salvar o contato no celular pelo número (11)2178-9494 ou também pelo portal, clicando no link que direciona para o aplicativo.
CONFIRA O PASSO A PASSO
Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br, app Poupatempo digital ou Whatsapp do Detran.SP (11-2178-9494). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.
Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também a avaliação psicológica.
Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar e realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP.
Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Detran.SP e Poupatempo.
Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.
CALENDÁRIO DE RENOVAÇÃO
- CNHs vencidas em junho de 2022 – renovação até 28 de fevereiro/2023
- CNHs vencidas em julho de 2022 – renovação até 31 de março/2023
- CNHs vencidas em agosto de 2022 – renovação até 30 de abril/2023
- CNHs vencidas em setembro de 2022 – renovação até 31 de maio/2023
- CNHs vencidas em outubro de 2022 – renovação até 30 de junho/2023
- CNHs vencidas em novembro de 2022 – renovação até 31 de julho/2023
- CNHs vencidas em dezembro de 2022 – renovação até 31 de agosto /2023
LEIA MAIS
Imposto de Renda: Informe de rendimentos deve ser entregue até 28 de fevereiro