- Publicidade -
CotidianoCampinas tem 4,7 mil CNHs que devem ser regularizadas até 30 de junho

Campinas tem 4,7 mil CNHs que devem ser regularizadas até 30 de junho

Documentos venceram nos meses de março e abril de 2021; veja como fazer

- Publicidade -

CNH digital (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

A cidade de Campinas tem 4.784 CNHs que devem ser regularizadas até o dia 30 de junho, de acordo com dados do Detran-SP. O órgão informou que esses documentos venceram nos meses de março e abril de 2021 (veja passo a passo abaixo).

- Publicidade -

A norma foi estabelecida a partir da publicação da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21.

A nova legislação definiu um cronograma completo para CNHs que tiveram vencimento entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento. Por exemplo, CNHs vencidas entre março e abril de 2021 deverão ser renovadas até 30 de junho de 2022.

“Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, o Detran.SP disponibilizou durante todo o período da pandemia a renovação de CNH por meio da plataforma online. Em apenas alguns cliques, de forma segura e sem burocracia, o motorista pode efetuar o serviço sem a necessidade de ir a um posto presencialmente”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Se o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

PASSO A PASSO

- Publicidade -

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran.SP, Poupatempo (clique aqui) ou pelo app do Poupatempo digital. Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

– Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas (clique aqui).

– Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

– Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$116,50 (que inclui o envio)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -