- Publicidade -
CotidianoCampinas tem 706 vagas para concurso do IBGE; veja na região

Campinas tem 706 vagas para concurso do IBGE; veja na região

Inscrição é gratuita e pode ser feita on-line a partir desta quinta; pagamento será por produção

- Publicidade -

Recenseadores do Censo durante teste em outubro (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Recenseadores do Censo durante teste em outubro (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Campinas está com 706 vagas para o novo concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para contratação de recenseador do Censo Demográfico 2022. Na região, Indaiatuba e Piracicaba também estão com vagas abertas (veja mais abaixo).

No total, o processo seletivo simplificado complementar para a contratação de recenseador para o Censo Demográfico 2022 prevê 48.535 vagas no Brasil.

De acordo com as informações publicados no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (9), a duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. O cargo exige nível fundamental de escolaridade.

“Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.

São Paulo é o estado com o maior número de vagas: são 18.589 espalhadas por 635 municípios. Grande parte delas (5.426) está concentrada na capital paulista. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas, que estão distribuídas por 492 municípios. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 vagas

Em Campinas, as vagas são:

– 527 vagas de ampla concorrência

- Publicidade -

– 141 vagas para pessoa preta ou parda

– 38 vagas para pessoa com deficiência 

LEIA TAMBÉM 
Frente fria: veja como fica o tempo nessa semana em Campinas
 
Covid: Campinas começa hoje a aplicar 4ª dose da vacina para 50+

COMO SE INSCREVER

O novo concurso do IBGE tem inscrição gratuita e ela pode ser realizada de forma on-line, desde às 11h de hoje. O prazo vai até o dia 15 de junho de 2022 no site do IBGE (clique aqui).

A divulgação do resultado está prevista para o dia 30 de junho. O edital, de nº 10/2022, será publicado na íntegra no endereço eletrônico.

O CARGO

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

PAGAMENTO

Ainda segundo informações do Instituto, o pagamento será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

VEJA VAGAS POR CIDADES

Campinas – 706 vagas
Ampla concorrência (ac) – 527
Pessoa preta ou parda (ppp)- 141
Pessoa com deficiência (pcd)- 38

Piracicaba – 170 vagas
Ampla concorrência (ac) – 127
Pessoa preta ou parda (ppp)- 34
Pessoa com deficiência (pcd)- 9

Indaiatuba – 161 vagas
Ampla concorrência (ac) – 120
Pessoa preta ou parda (ppp)- 32
Pessoa com deficiência (pcd)- 9

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -