- Publicidade -
CotidianoCampinas tem alerta de chuvas fortes até o final de semana 

Campinas tem alerta de chuvas fortes até o final de semana 

Informação foi divulgada em alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na noite desta quarta-feira (10); veja como agir durante os temporais

- Publicidade -

A região de Campinas deve ter chuvas fortes entre esta quinta-feira (11) e sábado (13), com previsão de acumulados de 80 mm no período. A informação foi divulgada em alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na noite desta quarta-feira (10).  

As pancadas de chuva serão causadas pelo deslocamento de uma frente fria, e a previsão é que elas atinjam diversas regiões do estado, como Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Baixada Santista. 

- Publicidade -

Alerta para o estado de São Paulo 

Ainda conforme o alerta da Defesa Civil, as pancadas de chuva devem ter intensidade moderada a forte em todo estado. Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento. 

Na região de Campinas, os acumulados de chuva podem chegar aos 80mm. Já na Região Metropolitana da capital, podem registrar 90mm.   

Por conta da previsão de acumulados elevados em um curto espaço de tempo, a Defesa Civil ressalta a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, já que haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte. 

Como agir durante as chuvas fortes 

Com o alerta de chuvas fortes para a região de Campinas e outras áreas do estado de São Paulo, a Defesa Civil estadual fez algumas recomendações para a população: 

  • Evite áreas arborizadas durante a tempestade, por conta do risco de quedas de árvores; 
  • Em caso de queda de fios da rede elétrica na via, não saia do veículo e não se aproxime do local; 
  • Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e, com 30 cm, levar um automóvel; 
  • Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto; 
  • Quem reside em áreas de encosta deve observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro. 

Contatos de emergência 

Para os moradores de Campinas, é possível entrar em contato com o 199 para informar sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. Por meio deste número, os moradores também podem solicitar uma vistoria da Defesa Civil municipal caso seu imóvel tenha sido afetado pela chuva. 

- Publicidade -

Em caso de emergências, o contato deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156.  

A população também pode se cadastrar para receber alertas de risco de tempestade ou chuva forte iminente e recomendações de segurança. O serviço é gratuito, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.
 

Chuva de quarta-feira  

Na chuva desta quarta-feira (10), o maior índice de acumulado registrado em Campinas foi de 37,54 mm, na Vila Aeroporto. A Defesa Civil recebeu comunicado de dois alagamentos de imóveis, uma queda de muro, uma queda de árvore e chamados para vistoria de dois imóveis e uma habitação em risco. 

Não foram registrados desabrigados ou feridos até o momento. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio

Enem dos Concursos: confira os editais

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -