- Publicidade -
CotidianoCampinas tem alta em casos de importunação sexual e supera total de 2021

Campinas tem alta em casos de importunação sexual e supera total de 2021

Até julho deste ano, foram 68 notificações contra 53 registros nos 12 meses do ano anterior; Campinas tem botão de emergência no transporte público

- Publicidade -

 

Campinas registra alta em casos de importunação sexual (Foto: Reprodução/EPTV)
Campinas registra alta em casos de importunação sexual (Foto: Reprodução/EPTV)

Campinas registrou alta em casos de importunação sexual em 2022, segundo dados da SSP (secretaria de Segurança Pública), enviados à EPTV Campinas via LAI (Lei de Acesso à Informação). Segundo o levantamento, de janeiro a julho deste ano, foram 68 registros, contra 53 notificações nos 12 meses de 2021.

Importunação sexual é qualquer prática ou comportamento que tem finalidade de satisfazer o desejo sexual de quem pratica, sem o consentimento do outro. A pena pra quem comete importunação sexual vai de 1 a 5 anos de prisão, uma vez que é um crime que se diferencia do assédio sexual e do estupro.

Qualquer pessoa, independentemente de gênero ou orientação sexual, pode ser vítima desse tipo de crime. A denúncia pode ser feita por quem sofre, ou por quem presencia. “A coisa mais comum a ser feita é ligar para a Polícia Militar ou ligar para o Serviço de Orientação à Mulher que Sofre Violência, que é o 180, procurar uma Delegacia de Polícia”, afirma Antônio Carlos Bellini Júnior, advogado criminalista e especialista em segurança.

LEIA TAMBÉM

Trio é preso por receptação em Hortolândia após furto de caminhão

Campinas está com 1 mil vagas de castração gratuita para cães e gatos

- Publicidade -

 

BOTÃO ‘BELA’

Desde o ano passado, em Campinas, as situações de assédio sexual no transporte público podem ser combatidas por um botão de emergência batizado de “BELA – Botão de Emergência na Luta contra o Assédio”, modelo parecido com os botões de pânico já presentes em várias cidades do país.

O botão “BELA” está no aplicativo da Emdec, responsável pelo trânsito aqui na cidade, e pode ser acionado pelas pessoas que se sintam assediadas sexualmente, vítimas ou qualquer pessoa que presencie a ocorrência.  O ícone, disponibilizado para os sistemas Android e IOS, tem o nome “BELA”.  

Para utilizar, o usuário precisa realizar um cadastro inicial com antecedência, também deve permitir acesso à localização do celular, durante todo o tempo. O cadastro é realizado uma única vez, devendo ser feito logo que o aplicativo da Emdec for baixado. Quem já possui o aplicativo deve baixar a nova versão.  

Quando sofrer algum tipo de assédio sexual dentro do sistema de transporte público coletivo municipal, o usuário aciona o botão específico no aplicativo. Com base na localização do celular e utilizando o banco de dados do aplicativo Cittamobi, aparece a opção de linhas que circulam na região. O usuário seleciona a linha e envia a solicitação.

Com isso, a Central de Operações da Guarda Municipal é acionada. O operador da central tem acesso ao itinerário da linha informada e, também, à localização da vítima, em tempo real, possibilitando a melhor definição de estratégia de abordagem do ônibus. O aplicativo deve estar ativo o tempo todo, mesmo em segundo plano, para o acompanhamento da localização da vítima.  

O lançamento foi em agosto do ano passado, mas até agora, o botão não foi acionado. “Nenhuma das mulheres que usa o transporte coletivo e que tenha sido assediada ou tenha presenciado o assédio e que conheça o botão também não encaminhou uma sugestão para que a gente possa trabalhar e melhorar esse botão se for o caso”, relata Maria de Lourdes Soares, comandante da Guarda Municipal de Campinas.
 

LEIA MAIS

Veja se seu iPhone é compatível com novo iOS 16 lançado hoje

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -