- Publicidade -
CotidianoCampinas tem ampliação de ponto de ônibus que fala com passageiros

Campinas tem ampliação de ponto de ônibus que fala com passageiros

Painéis fazem companhia a usuários do transporte público durante a noite

- Publicidade -

Campinas vai receber, até o final desse mês, novos pontos de ônibus inteligentes que ‘falam com passageiros’. As instalações serão nas avenidas Almeida Garret, no Parque Taquaral e na Júlio de Mesquita, na região central.

Atualmente, a cidade conta com 11 pontos que recebem chamadas de vídeo à noite e conectam usuários a uma central de atendimento, que, por sua vez, pode se conectar com a Polícia Militar em caso de necessidade.

- Publicidade -

A ideia é fazer companhia remota aos passageiros, acompanhando, sobretudo, mulheres e pessoas vulneráveis. Os abrigos foram lançados para minimizar a sensação de insegurança de quem usa o transporte público em Campinas, principalmente no período das 20h às 5h.

Para escolher os locais, a Prefeitura leva em conta a demanda dos usuários. As instalações são feitas próximo a escolas, faculdades, shoppings e supermercados.

Os primeiros abrigos foram ativados em setembro nas seguintes vias:

  • Benjamin Constant (próximo à Biblioteca Municipal)
  • Albino José Barbosa de Oliveira (Barão Geraldo)
  • Dona Licínia Teixeira de Souza (em frente ao Centro de Saúde do Jardim Aurélia)
  • Francisco Glicério (em frente ao 6º Cartório de Notas)

Também há painéis na:

  • Dr. Moraes Salles (em frente à Escola Estadual “Francisco Glicério”) Dr. Alfredo Maia Bonato / Vital Brasil (Praça Arautos da Paz)
  • José de Souza Campos (altura do número 1.220 e oposto ao 1.850) Jacy Teixeira Camargo (em frente ao Campinas Shopping)
  • Orosimbo Maia (em frente ao Savegnago Supermercados)
  • Joaquim Villac (em frente ao Instituto Religioso Campinas).

Como eles funcionam?

Os abrigos fazem chamadas de vídeo, em tempo real, entre os usuários e os atendentes de uma central de monitoramento, com acesso à Polícia Militar. Mas, ao longo do dia, eles funcionam só para informes publicitários.

- Publicidade -

À noite, o painel exibe a seguinte mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Então, o usuário deve tocar na tela e se conectar com um atendente.

Sem custos

Esses abrigos não têm custos para a Prefeitura porque são custeados por empresas que alugam o espaço publicitário por um ano. O MUPI (Mobiliário Urbano para Informação) é uma iniciativa da empresa Eletromidia, desenvolvida em parceria com a agência de publicidade AlmapBBDO.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -