Depois de um final de semana de sol e um início de semana chuvoso, a região de Campinas está prestes a enfrentar a frente fria mais forte do ano, com previsão de queda brusca nas temperaturas já a partir desta quarta-feira (19). Com isso, pode se preparar para tirar os casacos e os cobertores do armário, pois os termômetros devem sofrer uma mudança brusca devido à passagem da frente fria sobre o estado. Segundo a previsão, as mínimas podem chegar a 10ºC na sexta-feira (21) – veja os detalhes abaixo.
“A partir do entardecer a gente já vai começar a sentir um declínio nas temperaturas, e na virada de quarta para quinta-feira vai ter um declínio bem acentuado nas temperaturas em virtude da entrada do ar frio”, explica Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
O frio mais intenso deve chegar em pleno feriado de Tiradentes, celebrado nesta sexta-feira (21). De acordo com a previsão, a mínima não deve ultrapassar 10ºC e a máxima chega apenas até 22ºC. A ocorrência de ventos mais fortes também deve aumentar a sensação de clima frio na região.
LEIA TAMBÉM
Campinas terá três passeios por locais ‘assustadores’ nesta semana; veja programação
“Na sexta-feira os ventos devem soprar de forma um pouco mais forte e de maneira contínua durante o dia, e isso geralmente baixa a sensação térmica e reforça a percepção de frio que a gente tem”, acrescenta o meteorologista.
De acordo com o meteorologista, o tempo deve permanecer estável até a próxima semana, sem chuvas fortes ou tempestades. Segundo Bainy, não há previsão de chuvas intensas ou generalizadas até o final do mês de abril e, quando ocorrerem, deve ser de forma isolada e sem volumes expressivos.
E ATÉ QUANDO VAI O FRIO?
De acordo com a previsão do Cepagri, o clima deve permanecer ameno e mais frio ao longo de todo o feriado prolongado. No final de semana, há estimativa de predomínio de sol, mas as temperaturas ainda não sobem muito, com as mínimas e máximas entre 12ºC e 26ºC.
Ao longo da próxima semana, as temperaturas voltam a subir gradativamente. Contudo, não devemos voltar a ter dias de calor intenso como aconteceu no início do outono, já que é uma estação de transição e estamos nos aproximando do inverno.
LEIA MAIS