Campinas terá alta nas temperaturas neste final de semana, chegando à casa dos 32ºC no sábado (27) e domingo (28), segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, o “calorão” surge antes da chegada de uma nova frente fria (veja detalhes abaixo).
“No final de semana a gente vai ter um escoamento mais típico de noroeste, com um saldo um pouco maior nas temperaturas e uma queda mais acentuada na umidade relativa do ar”, comenta Bainy.
A partir desta sexta-feira (26), as máximas devem ficar em torno de 29° e 30°C e a umidade relativa mínima alcança os 25%. “Já para o final de semana, as temperaturas máximas podem chegar à casa dos 32°C e a umidade relativa do ar pode chegar em 20% no período da tarde”, acrescenta o meteorologista.
LEIA MAIS
Traficante é preso com quase R$ 100 mil em drogas na Vila Georgina, em Campinas
PIS/Pasep tem R$ 24,6 bilhões ainda disponíveis; veja como sacar
BAIXA UMIDADE DO AR
Com a baixa umidade do ar, a principal recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos.
Também é aconselhado que a população evite exercícios físicos ao ar livre, entre 11 e 15 horas e mantenha os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
É sugerido aguar os jardins e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas. Outra orientação é evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde.
ALTA NEBULOSIDADE
Desde a última quarta-feira (24), Campinas registrou alta na nebulosidade. De acordo com o meteorologista, essa ocorrência de nuvens auxilia na elevação das temperaturas.
“Esse aumento da nebulosidade tende a inibir um pouco que as temperaturas subam durante o dia, mas se essa nebulosidade persiste à noite, ela também impede que as temperaturas caiam. Ela atenua tanto a elevação quanto a queda nas temperaturas”, explica.
Além de aumentar as temperaturas, a nebulosidade também pode impedir que as mínimas caiam muito, o que representa um dia seguinte ainda mais quente.
“Isso, em geral, pode ter um efeito de reforçar a elevação das temperaturas no dia seguinte. Porque, se a temperatura não cai muito durante a noite, o dia seguinte já amanhece mais quente e as temperaturas sobem um pouco mais ao longo da tarde”, completa.
FRENTE FRIA
Após a onda de calor, Campinas deve sentir a chegada de uma nova frente fria a partir do anoitecer de domingo. “A frente fria deve chegar pelo litoral, e não tem muita expectativa de chuva para a nossa região. Então, a gente tem a expectativa de que o domingo ainda seja um dia bastante quente. Pelo menos, até o meio da tarde”, comenta Bainy.
A queda brusca nas temperaturas deve acontecer na segunda-feira (29), que já deve amanhecer com o céu bastante nublado e mínimas em torno de 10°C. Além disso, os ventos devem atingir uma velocidade média de 35 km/h, com rajadas de até 70 km/h. Segundo Bainy, não há indicativos de chuva para a região.
LEIA TAMBÉM
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta sexta-feira (26/08)