- Publicidade -
CotidianoCampinas terá capacitação de profissionais de eventos sobre risco de febre maculosa

Campinas terá capacitação de profissionais de eventos sobre risco de febre maculosa

Encontro vai acontecer nesta quarta-feira (12), para atender à lei 16.418, sancionada na semana passada pela Prefeitura de Campinas

- Publicidade -

 

Nesta quarta-feira (12), a secretaria de Saúde vai fazer uma capacitação para promotores, produtores e organizadores de eventos para esclarecer como esses profissionais devem agir em áreas e estabelecimentos localizados em áreas de risco de febre maculosa. O treinamento acontece após o registro do surto da doença na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, no mês passado, que terminou na morte de quatro pessoas após frequentarem o evento “Feijoada do Rosa”, no local (relembre o caso abaixo).

O encontro será organizado pela pasta da Saúde, das 9h às 11h, no Salão Vermelho da Prefeitura, para atender à lei 16.418 que foi sancionada. O evento tem como objetivo esclarecer o que esses profissionais devem fazer para proteger a saúde dos clientes, convidados e a deles mesmos.

“Para a febre maculosa, a comunicação é fundamental. Quem mora ou visita Campinas precisa estar informado que áreas verdes têm risco da doença. Em caso de sintomas, é fundamental contar ao profissional de saúde, que estiver realizando o atendimento sobre a visita a estes locais”, disse a diretora do Devisa, Andrea von Zuben.

LEI 16.418

A lei publicada no Diário Oficial na última terça-feira (4), determina que a comunicação de risco deve ser feita antecipadamente aos clientes, fornecedores e trabalhadores que estarão expostos na área de risco. A lei também exige a divulgação sobre os cuidados imediatos no caso de sintomas até os 14 dias de exposição. A informação pode ser escrita e nas formas que os organizadores julgarem adequadas, como e-mail, WhatsApp, redes sociais, bilhetes de ingressos, contrato, entre outros.

Os espaços dos eventos devem estar sinalizados com placas e cartazes de acordo com o modelo disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde, com as informações adequadas e a quantidade máxima possível do público ao evento.

- Publicidade -

 

LEIA TAMBÉM

Campinas confirma surto de febre maculosa em área rural após infecções em fazenda

Campinas publica lei que obriga estabelecimentos a alertarem sobre risco de febre maculosa; entenda

 

 

CASOS DE FEBRE MACULOSA EM CAMPINAS

Campinas registrou um surto de febre maculosa na área da Fazenda Santa Margarida. Ao menos 17 pessoas que estiveram em eventos no espaço apresentaram sintomas de febre maculosa. Quatro pessoas, sendo três mulheres e um homem, morreram.

Os envolvidos estiveram na “Feijoada do Rosa”, em 27 de maio, ou no show do Seu Jorge, no dia 3 de junho. Somados, os públicos dos eventos reuniram cerca de 6 mil pessoas. A Fazenda protocolou um plano de contingenciamento ambiental na Prefeitura para conter os riscos de transmissão da doença.

Em meio ao surto, a Prefeitura divulgou uma série de ações e informou que fez a instalação de 40 totens e 350 placas de sinalização para instalar em áreas de risco.

 

LEIA MAIS

Programação de aniversário de Campinas começa hoje e terá feirão de empregos na quinta
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -