Domingo (4) será de céu parcialmente nublado a encoberto ao longo do dia, com previsão de chuvas, em Campinas, de acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Às 8h10, a temperatura registrada na cidade era de 22.9ºC, com ventos de 7.6 km/h.
Segundo o Centro, as chuvas podem acontecer a qualquer momento, “inclusive de forma persistente ou recorrente”. Durante o dia, temporais podem ocorrer, mas com menor potencial de um tempo severo.
“As temperaturas ficam entre 20ºC e 27ºC, sendo a maior incerteza com relação à temperatura máxima prevista, que poderá oscilar um pouco em torno dos 27ºC a depender da cobertura de nuvens e ocorrência de chuvas entre o final da manhã e o início da tarde”, afirma a previsão do Cepagri.
LEIA TAMBÉM
Centro de Campinas: lojas fecham mais tarde a partir desta segunda
Apreensões por transporte clandestino sobem 97,5% na região de Campinas
NO ESTADO
O final de semana terá a entrada organizada de umidade sobre o estado nos baixos níveis da troposfera e a condição termodinâmica favorável ao desenvolvimento de nuvens profundas, e para hoje a presença de um cavado (área de baixa pressão) em altos níveis proporciona um mecanismo para iniciar os movimentos verticais que formam tempestades.
Com isso, temporais são esperados em todos os setores e de forma bem distribuída, principalmente a partir da tarde. Na maior parte dos casos, serão temporais isolados e de curta duração (aproximadamente 30 min), mas em alguns casos, podem se organizar de forma a ter uma maior abrangência e duração, especialmente no centro, sul e leste do estado.
Para o domingo, a influência da Alta da Bolívia e de um escoamento difluente em altos níveis reforça a instabilidade em todo o estado e deverá resultar em um dia chuvoso em todos os setores, com chuvas a qualquer momento do dia, inclusive de forma recorrente ou persistente. As áreas mais propensas ao desenvolvimento de tempestades severas são o oeste, centro e sul do estado, e a região entre Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba.
LEIA MAIS