Campinas terá a partir deste ano a Sabis Internacional School, rede de escolas com 135 anos presente em mais de 20 países. O primeiro campus do Brasil está sendo instalado no Polo de Alta Tecnologia do município, com 300 mil metros quadrados de área – sendo 100 mil de construção (veja fotos abaixo).
A mensalidade média gira em torno de R$ 4,5 mil, de acordo com a instituição, e os alunos terão acesso a piscina aquecida e ensino bilíngue. A escola atualmente está matriculando alunos do pré-jardim de infância ao 8º ano e adicionará uma série a cada ano até oferecer desde o pré-escolar ao Ensino Médio.
Atualmente, cerca de 100 crianças estão em processo de matrícula, incluindo 50 que desde fevereiro estão cursando as aulas preparatórias de inglês antes de iniciarem o ano letivo.
Szilvia Simai, diretora de marketing e admissão da escola, disse que Campinas foi escolhida como sede do primeiro campus brasileiro após pesquisas de mercado que indicaram a demanda por instituições de currículo internacional. “Campinas é uma cidade conhecida pela excelência acadêmica, com grande potencial para um sistema educacional como o nosso”, disse.
Ela disse ainda que a área dentro do Polo de Alta Tecnologia é estratégica devido à vizinhança com a Unicamp e com centros de pesquisa como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que fica bem em frente à escola. “Essa proximidade será fundamental para realizarmos parcerias e enriquecer ainda mais o currículo oferecido aos alunos.”
ESTRUTURA
A área do jardim de infância fica em um prédio separado do restante da escola, onde os alunos menores têm acesso a sua própria piscina aquecida, um miniginásio e instalações para jogos. No local também há uma pista para carrinhos infantil, na qual as crianças aprenderão sobre as leis de trânsito de forma lúdica.
Depois de totalmente concluída, a escola oferecerá ainda instalações esportivas que complementam o programa de esportes oferecido, com ginásio interno, quadras de tênis e basquete ao ar livre, piscina semiolímpica aquecida e pistas de atletismo de 200 e de 400 metros.
A Sabis também abrigará, na segunda etapa de obras, uma sala de teatro para 400 espectadores. A unidade terá capacidade para atender um total de 2 mil alunos. O valor investido na unidade foi de R$ 100 milhões.
O SISTEMA DE ENSINO
Para o Brasil, o ensino foi adaptado segundo as regulamentações da educação brasileira, oferecendo um programa brasileiro e internacional integrado, permitindo que os alunos optem por ir para universidades locais ou no exterior.