A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para uma queda brusca nas temperaturas na região de Campinas a partir desta sexta-feira (16). De acordo com o comunicado, uma massa de ar frio causará uma sensação térmica mais baixa até o domingo (18), com previsão de mínimas de 6ºC e sensação de 5ºC.
“As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã. Como há previsão de mínimas na casa dos 6°C e sensação térmica de 5°C nas regiões de Campinas e Sorocaba”, informa o comunicado.
LEIA TAMBÉM
Após mortes por maculosa em Campinas, prefeituras da região fazem ações contra carrapatos
Entenda polêmica sobre construção de casas de 15m² para moradores de ocupação de Campinas
Durante o período, é importante dar uma atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Além disso, as chuvas devem ser mais intensas nesta quinta-feira (15), com previsão de até 50 milímetros em Campinas – veja os detalhes abaixo.
CHUVA VOLUMOSA
Após um longo período de estiagem, a região de Campinas teve um respiro com registro de 13,2 milímetros de chuva nas últimas 48 horas. Apesar de ter aparecido de forma leve e regular, a chuva aumentou a sensação de frio, em conjunto com a atuação da frente fria estacionária entre os estados de São Paulo e Paraná. Durante a madrugada desta quarta-feira (14), a temperatura mínima ficou em torno de 16ºC.
Na reta final do Outono e antecipando a chegada do Inverno, que começa na próxima quarta-feira (21), Campinas deve seguir com temperaturas mais amenas e chuvas regulares nos próximos dias. Contudo, os ventos de intensidade moderada devem começar a perder a força já nesta quinta-feira (15).
Para esta quinta, a previsão estima céu encoberto e chuvas regulares, ainda devido à passagem de frente fria no estado. Além disso, uma área de baixa pressão têm influência na entrada dos corredores de umidade na região. Para amanhã, há expectativa de volumes expressivos, de 30 milímetros a 50 milímetros.
“As chuvas devem ter caráter generalizado, e intensidade sobretudo leve a moderada, podendo apresentar momentos de chuva forte. Os acumulados podem ser expressivos até amanhã, ficando entre 30 e 50 mm nas próximas 48h na região de forma generalizada e podendo, pontualmente, superar essa faixa”, informa o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
TEMPO FIRME
Segundo o Cepagri, o tempo deve ficar mais firme a partir de sexta-feira. Entretanto, ainda há previsão para chuvas no período da madrugada.
“A tendência para a sexta-feira é de céu nublado, mas com indicativos de chuva somente para a madrugada (virada de quinta para a sexta-feira). As temperaturas seguem amenas e com baixa amplitude térmica”, finaliza a previsão.
LEIA MAIS