- Publicidade -
CotidianoCampinas terá nova frente fria com temporais a partir desta quinta

Campinas terá nova frente fria com temporais a partir desta quinta

De acordo com o Cepagri, mínimas devem cair para 15ºC até o sábado (8); veja detalhes da previsão

 

- Publicidade -
Previsão de virada no tempo é do Cepagri, da Unicamp (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Previsão de virada no tempo é do Cepagri, da Unicamp (Foto: Luciano Claudino/Código19)

Os impactos de uma nova frente fria irão mudar o clima na região de Campinas a partir da tarde desta quinta-feira (6), segundo informou o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, a queda nas temperaturas será passageira, mas o período contará com temporais. Inclusive a Defesa Civil emitiu um alerta sobre isso (leia mais aqui).

“A frente fria passa pelo estado de São Paulo entre quinta à noite e ao longo da sexta-feira (7). Já no sábado (8), ela não vai atuar no estado de São Paulo e a gente vai ter uma entrada sutil do ar ligeiramente mais frio. Então, o declínio na temperatura vai ser relativamente pequeno entre a sexta e o sábado, e não deve persistir por muito tempo”, explica.

Segundo Bainy, não é esperado um declínio acentuado nos termômetros e a frente fria deve ter maior influência na condição de céu encoberto e chuvas. “Nos dias seguintes, a gente já tem indicativos de pancadas de chuva ocorrendo e as temperaturas potencialmente podem subir bastante já a partir do domingo. Isso vai depender de como a cobertura de nuvens vai estar desenvolvida. Se a gente tiver alguns dias com períodos mais prolongados de sol, as temperaturas sobem bastante, acima dos 28ºC. Caso a gente tenha maior presença de nuvens ao longo do dia, as temperaturas podem ficar um pouquinho mais baixas”, afirma.

Em relação às temperaturas, sexta-feira deve apresentar um clima mais ameno e com pequena amplitude térmica, algo entre 19 e 24ºC. Já entre a sexta-feira e o sábado, um declínio deve ocorrer, baixando as mínimas para  15ºC, aproximadamente. Devido à maior abertura de sol no sábado, as máximas devem ficar em torno de 27ºC.

LEIA TAMBÉM

Unicamp desliga 1,3 mil alunos sem vacina; entenda a medida

Cpat oferece 3,8 mil vagas para cursos de qualificação em Campinas

 

- Publicidade -

CHUVAS NA REGIÃO

Segundo os meteorologistas do Centro, a frente fria causará um escoamento atmosférico, que reforça a instabilidade e propicia condições para o desenvolvimento de nuvens profundas e a ocorrência de temporais, que podem apresentar algum grau de severidade, como chuva torrencial, rajadas de vento e grande incidência de descargas elétricas.

“Com a passagem da frente fria propriamente dita ao longo da madrugada e manhã da sexta-feira, as chuvas seguem, e há indicativos de volumes elevados para a região, o que sugere a possibilidade de transtornos, como enxurradas, alagamentos e inundações, sendo recomendável atenção especial às áreas mais vulneráveis e com histórico desse tipo de ocorrência”, disse em nota.

De acordo com Bainy, a expectativa é de chuvas bem distribuídas na região, com volumes estimados em torno de 20 mm entre quinta e sexta.

MECANISMOS IMPORTANTES

As frentes frias costumam dividir opiniões, entre quem adore ou tenha o sentimento no extremo oposto. Entretanto, o meteorologista Bruno Bainy explica que elas são importantes para o equilíbrio do nosso planeta. “As frentes frias são mecanismos importantes para a troca de massas de ar e para o equilíbrio térmico no planeta Terra como um todo”, relata. Normalmente, os fenômenos são mais esperados durante os meses de frio, mas elas podem ocorrer nas quatro estações do ano.

“Elas ocorrem com mais frequência no período de inverno e elas chegam com mais intensidade e de forma mais marcada na nossa região também no período de outono e inverno. Entre primavera e verão, as frentes frias chegam mais espaçadas e, geralmente, trazem menos impactos com relação à temperatura. Então, o frio vem de forma mais sutil e dura menos tempo porque a radiação incidente é mais forte durante este período do ano, e descaracteriza as massas de ar frio de forma mais rápida”, finaliza.
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -