Campinas amanheceu nesta quinta-feira (7) com predomínio de sol e clima ameno. Por volta das 7h10, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 18,7ºC. A máxima hoje está prevista em 32ºC.
Para hoje, segundo os meteorologistas, seguem as condições alternadas entre predomínio de sol e céu parcialmente nublado. Apesar de as áreas de chuva se concentrarem ao longo da divisa com MG, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas e rápidas na região.
SEXTA-FEIRA
Segundo o Cepagri, a tendência para a sexta-feira é de pancadas de chuva e temporais na região, favorecidas pela entrada de calor e umidade no escoamento em baixos níveis e pela forte instabilidade termodinâmica, o que pode representar risco te temporais severos, especialmente a partir do final da tarde.
As temperaturas sobem mais, e devem ficar entre 18ºC e 33ºC.
NO ESTADO
Segundo a previsão do Centro, a presença de uma frente fria atuando à altura do litoral carioca reforça áreas de instabilidade ao longo da divisa entre SP e MG, ocasionando pancadas de chuva e temporais nessa área, especialmente sul de MG, onde a combinação de forte instabilidade termodinâmica e de cisalhamento do vento proporcionam um ambiente favorável ao desenvolvimento de nuvens profundas e ocorrência de temporais severos, acarretando chuva intensa/volumosa, rajadas de vento e granizo a partir da tarde.
Na faixa de divisa com MS também estão previstas pancadas de chuva e temporais, mas sem severidade associada, podendo resultar em chuva intensa e algumas rajadas de vento, também a partir da tarde.
Na faixa do litoral, a entrada de ventos oceânicos, carregados de umidade, favorece a formação de nuvens e ocorrência de chuva leve e isolada a qualquer momento do dia.
Na porção central do estado, nebulosidade variável, alternando entre predomínio de sol e céu parcialmente nublado. As chances de pancadas isoladas nessa área, embora pequena, não está completamente descartada, podendo ocorrer de forma leve, rápida e esparsa.
Segundo o Cepagri há grande potencial para tempestades severas na faixa de divisa com MG nesta quinta, especialmente nas regiões de Mogi Guaçu, Ribeirão Preto e Jales.
“Essas pancadas de chuva e temporais ocorrem a partir da tarde e ao longo da noite. O litoral, ainda sob influência dos ventos oceânicos, permanece com muitas nuvens e possibilidade de chuvas leves e isoladas. Na sexta-feira, a difluência de escoamento na alta troposfera induz uma área de baixa pressão sobre o RS e organiza o escoamento em baixos níveis em boa parte do país em um sentido norte-sul, transportando calor e umidade das latitudes equatoriais para as regiões tropicais e subtropicais do país”, diz a previsão.
Sobre SP, esse escoamento implica em um aumento expressivo da instabilidade termodinâmica, potencializando a ocorrência de tempestades severas e de maior abrangência e duração sobre o estado.
As temperaturas permanecem elevadas e sobem ainda mais nos próximos dias, à exceção da faixa litorânea, onde influência de um ar ligeiramente mais frio e a condição de nebulosidade mantêm as temperaturas amenas.