- Publicidade -
CotidianoCampinas terá três passeios por locais ‘assustadores’ nesta semana; veja programação

Campinas terá três passeios por locais ‘assustadores’ nesta semana; veja programação

Passeios por pontos históricos e “assombrados” acontece em três locais; confira

- Publicidade -

 

O projeto “O que te assombra”, que propõe visitas por locais em Campinas com histórias de “assombrações”, fará três passeios nesta semana. As caminhadas prometem ser repletas de histórias e lendas urbanas. A programação inclui visita à Catedral Metropolitana nesta quinta-feira (20), no Cemitério da Saudade, na sexta-feira (21) e no Cemitério dos Alemães no sábado, dia 22.

O tour guiado por locais “assombrados” começou a ser feito pelo grupo em 2021, e já passou por cemitérios, pelo túnel da Vila Industrial, por monumentos famosos da cidade, além de pontos como o “Beco do Inferno” e o antigo Cine Rink, Túnel da Fepasa, Biblioteca municipal, entre outros.

Os passeios são gratuitos, bastando apenas fazer inscrição no link (clique aqui). A secretaria de Cultura e Turismo apoia a iniciativa.

 

LEIA TAMBÉM

Campinas terá festival gratuito com circo e culinária indígena na Estação Cultura no sábado

- Publicidade -

Idosos são agredidos após ladrão invadir casa para roubar dólares no São Quirino, em Campinas

 

PASSEIOS:

  • CATEDRAL

O primeiro tour a pé será na quinta-feira à noite, rumo à Catedral Metropolitana, com visita à cripta, ao relógio e terá contação de histórias. A concentração do grupo será às 19h15, na frente da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na Rua Barão de Jaguara, s/n, Centro.

O criador do projeto, Thiago de Souza, explica que na igreja o tour não é “assombrado”, mas sim conta uma história simbológica envolvendo a construção da igreja.

“Na Catedral a gente tem as visitas e conta uma história mitológica, mais sobrenatural, de uma serpente que foi expulsa do terreno antes da construção da Catedral, então quando foram fazer a benção do solo houve uma serpente que foi expulsa. É uma história muito legal porque tem relação que antecede a construção da Catedral e mistura com a própria concepção da igreja, porque a cobra, no final das contas,  tem a simbologia interessante, na medida que a Nossa Senhora da Conceição, que é a santa padroeira, tem a imagem dela pisando na cabeça de uma cobra, então tem a ver com isso”, explicou.

Também é contada a histórica da aparição da Nossa Senhora das Lágrimas para uma freira durante a doença de um parente. A aparição teria acontecido na Catedral.

“Tem uma história muito legal também, que não é da assombração nem de lenda urbana, mas é uma história da aparição da Nossa Senhora das Lágrimas para a irmã Amália, em Campinas. Essa é uma história que está sendo investigada pelo Vaticano e que pode fazer com que Campinas vire uma das cidades em que há registro oficial de aparição de Nossa Senhora”, disse.

  • CEMITÉRIO DA SAUDADE

A visita ao Cemitério da Saudade, na sexta (21), também é noturna e, durante o trajeto, serão contadas histórias de assombrações e dos mortos famosos ou tidos como milagreiros enterrados no local. A concentração do grupo será às 20h15, na Praça Voluntários de 32, s/n, em frente à entrada principal do cemitério.

O criador do projeto também deu “spoilers” sobre como é feita a visita:

“No projeto Saudade e Suas Vozes a ideia é misturar o interesse sobrenatural que tem várias histórias muito legais, falar sobre milagreiros de cemitérios, o que tem um sentido muito forte, e falar do patrimônio material, com relação de arte tumular. O Cemitério da Saudade é um museu a céu aberto, é um dos cemitérios mais relevantes em vista de arte tumular do Brasil. Então a tríade é do passeio do cemitério são as histórias sobrenaturais, junto com a história da cidade e o patrimônio que o cemitério guarda”, disse o criador do projeto.

  • ESTREIA NO CEMITÉRIO DOS ALEMÃES

O terceiro passeio é o mais novo do projeto. A proposta dos organizadores é promover uma visita histórica a um local que tem quase 150 anos de história: o Cemitério dos Alemães e o Centro Comunitário do Bairro Friburgo. Durante o tour. No sábado de manhã será realizado um cortejo com o andor original que levava os caixões, desde 1886, data da inauguração do Cemitério dos Alemães.

Friburgo é um bairro rural, situado na divisa entre as cidades de Campinas, Indaiatuba e Monte Mor. Foi formado por famílias de alemães e suíços e recebeu no passado o nome de Friedburg, que significa ‘Castelo da Paz’. Mais tarde, já no século XX, a denominação oficial foi mudada para Friburgo, facilitando sua compreensão.

O cemitério de Friburgo foi inaugurado em 1886. E, no final dos anos 1920, os sitiantes de Friburgo decidiram erguer sua capela luterana, inaugurada em 1934. Algumas das famílias guardaram o hábito de visitar a comunidade e cultivar antigas tradições como assistir aos cultos luteranos, homenagear seus mortos no ‘Cemitério dos Alemães’ e, ainda, participar de bailes, almoços e grupos de danças alemãs.

“Nunca houve na cidade, em mais de 100 anos esse passeio, que é o cortejo. Vamos sair da Igreja Luterana, do Colégio Luterano, no Friburgo, que é um bairro perto do aeroporto de Viracopos. Vamos contar um pouco da história da imigração alemã para essa região. Vamos ouvir um dos descentes de imigrantes alemães, que chegaram em Campinas em torno de 1860, e vamos fazer um trajeto de 1,5 km até o cemitério levando um objeto de 1800, reproduzindo o caminho que os alemães faziam para enterrar seus entes”, explicou Thiago.

Além de contar sobre a tradição, o grupo vai relembrar um acidente aéreo que aconteceu em Campinas.

“Durante a caminhada vamos contar as histórias sobrenaturais e contar a história do cemitério. Além disso, vamos contar um fato que aconteceu na região, um acidente aéreo que ocorreu em Viracopos que matou quase 60 pessoas. Foi um dos maiores acidentes aéreos do Brasil na década de 60 e que matou um monte de gente e não é falado, não é lembrado”, indicou.

“Com esse passeio, também queremos mudar o eixo do interesse turístico de Campinas para a periferia da cidade. Porque esse lugar esse lugar fica na região dos Dic’s, e é uma região histórica”, finalizou.

SERVIÇO

Visita noturna à Catedral
Dia: 20/4
Hora: 19h15 – concentração na frente da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Rua Barão de Jaguara, s/n, Centro

Passeio noturno Saudade e Suas Vozes
Dia: 21/4
Hora: 20h15 concentração na Praça Voluntários de 32, s/n (entrada principal do Cemitério da Saudade)

Passeio ao Cemitério dos Alemães

Dia: 22/04
Saída de Campinas: às 8h20 do Estacionamento da Estação Cultura, Rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial.

Início da Atividade em Friburgo: 09h30
Local de Encontro: Igreja Luterana da Comunidade do Bairro Friburgo – Estrada do Friburgo, s/nº Campinas

De lá haverá uma caminhada de 3 km. Por isso recomenda-se roupas leves e calçado apropriado para caminhada.

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -