A partir desta terça-feira (9), Campinas terá uma virada no tempo com tendência de céu com muitas nuvens e pancadas de chuvas no período da tarde. As temperaturas máximas vão diminuir e o clima ficará mais ameno pelo menos até o sábado (13), devido a alta nebulosidade. O tempo volta a ficar quente no domingo (14).
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a máxima de hoje deve atingir 28º C, caindo para 25º C amanhã (10) e diminuindo ainda mais na quinta-feira (11).
A maior possibilidade é de pancadas de chuvas isoladas e irregulares à tarde, embora não se descarta o potencial de formação de tempestades locais.
Isso ocorre devido a uma frente fria que se aproxima na altura do Espírito Santo, somada a outra frente fria que se desloca pelo oceano Atlântico. A segunda deve chegar na região sudeste intensificando as chuvas entre quinta e sexta-feira (12).
Embora a RMC (Região Metropolitana de Campinas) esteja localizada na borda das áreas onde ocorrerá chuvas mais intensas, ainda não é esperado um volume expressivo de chuva.
A partir de amanhã, os ventos já passam a soprar com intensidade moderada, em específico no entardecer e no amanhecer, quando as velocidades médias sustentadas devem ficar em torno de 30 km/h.
*Com supervisão de Sarah Britto*