A secretaria de Finanças de Campinas, publicou, nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial, um edital de credenciamento voltado para empresas operadoras de cartão de crédito e débito e também de serviços financeiros por aplicativo.
O objetivo, segundo a Administração, é implantar a forma de pagamento por cartão ou aplicativo para serviços municipais. As empresas interessadas poderão apresentar suas propostas de 7 a 11 de fevereiro.
“Será mais uma facilidade para o contribuinte e também para quem frequenta os espaços de lazer de Campinas, como a Lagoa do Taquaral e os teatros”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
A previsão da Secretaria de Finanças é que essas formas de pagamento comecem a entrar em operação entre meados de março e início de abril.
A MUDANÇA
Na Lagoa do Taquaral, por exemplo, com a implantação do sistema as pessoas poderão pagar os passeios de pedalinho ou de bondinho no cartão de crédito, débito ou mesmo por aplicativo. Atualmente, o pagamento é aceito somente em dinheiro.
O mesmo vale para quem quiser visitar o Complexo Cultural do Bosque dos Jequitibás, que inclui o Museu de História Natural, o Aquário, a Casa dos animais interessantes.
Os usuários das praças de esportes também poderão pagar a taxa para utilização da piscina com cartão. Quem aluga campos de futebol terá a mesma opção.
No caso de Finanças, o pagamento de taxas para emissão de certidão e do ITBI são alguns dos serviços que poderão ser pagos na nova modalidade.
“O ITBI, por exemplo, é um imposto que tem que ser pago à vista. Com essa nova possibilidade, o pagamento poderá ser parcelado, de acordo com as condições que as operadoras oferecerem”, completou o secretário.
CRITÉRIOS
Entre as exigências que devem ser cumpridas pelas empresas está a integração entre seus sistemas e o da Prefeitura. Elas também não poderão cobrar, da Administração Municipal, as taxas nas operações de crédito ou de débito.
O edital completo pode ser consultado no Diário Oficial (clique aqui).
PIX
A Prefeitura de Campinas informou que também já tem um contrato com o Banco do Brasil para fazer seus pagamentos com PIX.
“Em breve, será lançada uma licitação para a escolha de uma instituição financeira que será habilitada a receber PIX dos contribuintes para pagamento de tributos e também de outros serviços”, informou a Administração.