- Publicidade -
CotidianoCampos Sales esburacada 'enfurece' comerciantes e pedestres perto do Natal

Campos Sales esburacada ‘enfurece’ comerciantes e pedestres perto do Natal

Reportagem esteve no local e constatou que, entre as esquinas da Francisco Glicério e da José Paulino, não há calçada decente

- Publicidade -

Parece um campo de guerra. Mas é a Avenida Campos Sales no Centro de Campinas há 25 dias do Natal. Comerciantes não estão nada felizes com a queda das vendas, no que seria a melhor época do ano para a categoria. Reclamações também são ouvidas de pedestres, sobretudo dos idosos e pessoas com deficiências, que precisam transitar pela via.

- Publicidade -

A reportagem esteve no local e constatou que, entre as esquinas da Francisco Glicério e da José Paulino, não há um espaço da calçada que não esteja esburacado, interditado, com ladrilhos espalhados ou com montes de areia. A poeira também incomoda, não só os pedestres como os comerciantes.

A Prefeitura informou – no dia 6 de novembro – que as obras serão interrompidas em 15 de dezembro para que os consumidores possam transitar decentemente e fazerem as compras de Natal (veja abaixo), mas isso não anima nem os vendedores, nem os compradores, descrentes com o prazo e com tudo o que é preciso fazer até lá.

Durante os próximos três dias úteis, a Emdec (empresa responsável pelo trânsito na cidade) irá bloquear a via, parcial ou integralmente, para tapar os buracos e tentar minimizar os problemas. Os bloqueios serão realizados hoje (1º), na segunda (4) e na terça-feira (5), sempre das 7h30 às 16h (leia abaixo). Mas, a medida é tida como paliativa por comerciantes e pedestres.

“As pessoas só passam por aqui porque não têm outra opção. O movimento caiu 40%, e é uma falta de respeito com os comerciantes deixar essa bagunça aqui, sobretudo nessa época do ano, que é quando a gente fatura”, afirma o comerciante Francisco Eliomar da Silva, da banca Palácio Digital.

- Publicidade -

O aposentado José Acácio, de 64 anos, que tem problemas visuais e de locomoção, concorda: “tá atrasado pra caramba. Vai precisar ir até o ano que vem. Tem muita coisa pra resolver aqui ainda. Tenho uma diabetes muito alta e só ando por aqui por preciso mesmo. Do contrário, não vinha, não”.

Mas, nem todo mundo pensa assim. A adolescente Beatriz Letícia Oliveira Borges, de 18 anos, que passeava à tarde pela calçada, tomando sorvete, não se importava. “Pra mim, tá tudo bem. Não tem problema, não”.

Para Beatriz, obra nesta época do ano não incomoda (Foto: Raquel Valli – acidade on Campinas)


Interrupção

A Prefeitura informou – no dia 6 de novembro – que interromperá as obras no dia 15 de dezembro para que os consumidores possam fazer as compras de Natal. A ‘parada’ foi um pedido da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas).

A obra está prevista para ser retomada em janeiro, quando deverá ser concluída. A revitalização começou em janeiro deste ano, com previsão de término em janeiro do ano que vem.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a obra está na etapa de ‘ajustes finos’, com a retirada de postes e abrigos, e recapeamento de trechos. Em janeiro, será a vez dos detalhes finais, como instalação de placas, sinalização de travessias e da ciclofaixa, paisagismo e a instalação de mais câmeras de monitoramento.

Estão em fase final, a instalação da infraestrutura para abrigar as redes semafórica, elétrica subterrânea, de telecomunicações e de iluminação pública. Estão sendo feitas também a pavimentação das calçadas e das paradas de ônibus, além da requalificação de sarjetas.

Bloqueio

Das 7h30 às 16h

  • Sexta-feira (01/12)
  • Segunda-feira (04/12)
  • Terça-feira (05/12)

O bloqueio começa nesta sexta-feira (1º) no cruzamento com a rua Onze de Agosto e segue até o cruzamento com a av. Senador Saraiva. Ao longo dele, haverá o bloqueio parcial Campos Sales, já que o trabalho será realizado gradualmente. Enquanto um lado da avenida estiver sendo pavimentado, as demais faixas estarão livres para o tráfego dos veículos, informa a Prefeitura.

No entanto, quando os trabalhos forem realizados nos trechos que incluem os cruzamentos com as ruas Saldanha Marinho e Visconde do Rio Branco, o bloqueio nestes dois pontos será, momentaneamente, total.

Quando isso ocorrer, haverá um pré-bloqueio no cruzamento da rua Saldanha Marinho com a avenida 20 de Novembro, sendo permitido apenas o acesso local. Quem não se encaixar neste caso deverá desviar pela av. 20 de Novembro e continuar o trajeto pela av. Andrade Neves.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Grávida de quíntuplos anuncia perda de bebês

Dengue é mais perigosa em crianças? Veja sintomas e formas de prevenção

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -