Pelo terceiro ano seguido, um casal de sabiás escolheu o canto de uma janela do 4º DP (Distrito Policial) de Campinas, no bairro Taquaral, para fazer um ninho. Conhecidos da equipe, eles ganharam o nome de Romeu e Julieta e são protegidos por todos que trabalham no local.
“Todo ano eles começam a chegar no final de agosto, quando a gente começa a ouvir os cantos dos sabiás. Nesse ano, eles atrasaram bastante e ela só chegou em outubro. A gente até achou que esse ano não fosse ter ninhada”, explicou a escrivã chefe , Noemi Miguel.
O período das aves dentro da unidade da Polícia Civil mobiliza funcionários de todos os setores, que agora acompanham a mãe sabiá chocando os ovos. No ano passado, o local escolhido foi o mesmo: o canto de uma janela entre o primeiro e o segundo adares do prédio do 4º DP.
LEIA TAMBÉM
Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 55 milhões; veja como fazer apostas
Tempo em Campinas: máxima deve ser de 25° neste sabado
POR QUE ALI?
A médica veterinária e especialista em aves, Paola Carneiro, diz que o período reprodutivo ocorre entre setembro e janeiro e que a os pássaros escolhem locais seguros e próximos às regiões onde conseguem os alimentos. Além disso, conta que é comum repetirem o lugar para construir o ninho.
“As aves procuram lugares seguros no período de reprodução, onde podem fazer o ninho e ali conseguir fazer o desenvolvimento dos ovos. Existe a possibilidade da mesma fêmea voltar ao mesmo local. É normal. As aves podem viver de 15 a 20 anos”, explicou a especialista.
LEIA MAIS