*Matéria atualizada às 11h55 de 2 de março de 2023
A área na Vila Junqueira, em Vinhedo, onde 10 casas foram interditadas por conta de um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas vai passar por uma vistoria do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) nesta quinta-feira (2). Segundo a prefeitura da cidade, a visita dos geólogos acontece durante a manhã.
Ao todo, 27 pessoas precisaram deixar os imóveis e continuam desalojadas por causa do temporal que atingiu o município na última terça-feira (28). Um vídeo feito por um dos moradores no momento da chuva forte mostra parte de uma construção desabando e sendo levada pelo barro da encosta (assista abaixo).
Ninguém ficou ferido, mas as famílias precisaram buscar abrigo em residências de parentes. De acordo com o prefeito, Dario Pacheco (PTB), a retirada das famílias é apenas uma precaução e serve para que o local seja vistoriado. Enquanto isso, o Comitê de Gerenciamento de Crises presta suporte a todos.
“Por precaução, decidimos retirar essas famílias de suas casas, até que uma avaliação criteriosa seja feita. A Prefeitura ofereceu abrigo, mas todas optaram por familiares. Os moradores estão sendo assistidos pela nossa secretaria de Assistência Social e Cidadania e todo o Comitê de Gerenciamento”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Valinhos interdita Centro de Lazer do Trabalhador para retirada de árvores com risco de queda
Campinas tem alta em casos suspeitos e exames positivos de dengue
OCORRÊNCIAS
Segundo a Administração, das 14h até às 18h do último dia 28, choveu cerca de 112 mm em Vinhedo, quantidade de chuva equivalente ao mês inteiro de fevereiro. A média de fevereiro deste ano foi de 404 mm, enquanto a média histórica dos últimos 10 anos foi de 186 mm.
Além do deslizamento, a Defesa Civil registrou 12 ocorrências na última terça. Entre elas, queda de fiação, árvores e postes. Vários pontos ficaram alagados, como a Represa 1, Aquário, trechos na Av. Independência e pontos no Jardim Miriam, ainda de acordo com a Prefeitura.
A Administração detalha que as equipes de Gerenciamento de Crise estão de plantão 24h e qualquer emergência deve ser acionada pelo telefone 153.
LEIA MAIS