A chuva que caiu em Vinhedo, na região de Campinas, deixou entre quatro a cinco casas com alto risco de queda após um deslizamento de terra, informou a Defesa Civil da cidade na tarde desta terça-feira (28). Segundo o órgão, a remoção das famílias será feita no início da noite de hoje.
O ponto de deslizamento é entre as Ruas Goiás e Otávio Tasca. Vinhedo também teve chuva de granizo hoje, além de alagamento na Rua Teodoro Pisoni, que levou água da rua para o rio. A Lagoa do Aquário teve alagamento no entorno.
De acordo com o Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), foram 110 milímetros de chuva das 14h às 17h de hoje. O temporaldesta terça-feira provocou estragos em outras cidades da região – veja mais abaixo.
LEIA TAMBÉM
Chuva desvia voos de Guarulhos para Viracopos, em Campinas
Após extração de árvores, Campinas planeja novo bosque na Lagoa do Taquaral
REGIÃO DE CAMPINAS
Em Campinas, a forte chuva derrubou árvores e interditou uma via no bairro Cambuí. De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), uma árvore de grande porte caiu no cruzamento das ruas Padre José Teixeira e Barreto Leme, gerando bloqueio total no trecho.
A árvore caiu atravessada na via, atingindo fios de energia. A CPFL foi acionada ao local e o agente de trânsito informou à reportagem da EPTV Campinas que dois quarteirões do trecho estão sem energia. Além deste ponto, uma árvore de grande porte também caiu no cruzamento das Ruas Rafael Spina e Antônio Marques da Silva, no Jardim Santo Expedito, na região do Swift.
Valinhos também teve transtornos causados pelo forte temporal com granizo, incluindo alagamento de vias e um raio que atingiu uma árvore localizada em frente ao prédio do Conselho Tutelar.
ALERTA DA DEFESA
Hoje ainda a Defesa Civil estadual emitiu um novo alerta de chuvas fortes na região de Campinas. Segundo o aviso, há risco meteorológico, entre hoje (28) até quinta-feira (2) com previsão para pancadas de chuvas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo, causando risco de alagamentos, enchentes e desabamentos em áreas mais vulneráveis.
LEIA MAIS
Famílias maiores que recebem Bolsa Família terão valor extra; entenda