- Publicidade -
CotidianoCatedral Metropolitana: veja horários das missas e procissão no dia da padroeira

Catedral Metropolitana: veja horários das missas e procissão no dia da padroeira

Ao todo serão cinco missas, uma procissão e ainda há venda de pedaços de bolo; confira a programação completa na matéria

- Publicidade -

Esta sexta-feira (8) é feriado em Campinas porque é dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a padroeira da cidade. E, para comemorar a data, a Catedral Metropolitana de Campinas, no Centro da cidade, programou eventos para celebrar a data.


Ao todo serão cinco missas, uma procissão e ainda há venda de pedaços de bolo. A primeira missa teve início às 7h. Já a segunda, vai acontecer a partir das 9h30 e será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom João Inácio Muller.


Ainda haverá missas ao meio-dia e às 15h. Às 17h os fiéis vão se concentrar em frente à Basílica do Carmo, também na região central de Campinas, e vão caminhado em procissão até a Catedral Metropolitana, onde acontece a última missa do dia.


A igreja também está promovendo a venda de pedaços de bolo ao longo do dia, das 8h até as 17h. O valor de cada pedaço é de R$ 15. A venda acontece na Catedral.


Nas demais paróquias também haverá missas (cujos horários serão definidos por elas).


Fé por toda vida


A cozinheira Silvana Faustino chegou bem cedo na Catedral nesta sexta-feira. “Eu estou aqui todo dia, mas como vou trabalhar então não vou conseguir assistir às missas, então passei antes para agradecer todas as coisas boas que estão acontecendo em minha vida e pedir também”, disse.


A vigilante Neuza Ferreira que estava aguardando a primeira missa, disse que o dia de hoje é muito solene. “É um dia muito bonito, daquele que toca o coração da gente”.

“Nossa Senhora é nossa mãe, ela é tudo para nós. Quem tem uma mãe como Nossa Senhora não precisa de mais nada, só de Jesus que é o filho dela”, disse a aposentada Sonia Bonaudo

“Eu estou aqui todo dia, mas como vou trabalhar então não vou conseguir assistir às missas, então passei antes para agradecer todas as coisas boas que estão acontecendo em minha vida e pedir também”

A devoção

Nossa Senhora Imaculada Conceição é um devoção da Igreja. É uma verdade absoluta de fé que pontua que Maria nasceu sem o pecado original. Ainda de acordo com este dogma, ela é a única mulher que nasceu assim porque foi dela que nasceu o próprio menino Deus, o Salvador, Jesus Cristo.

Mas, o que é esse pecado original? Segundo o catolicismo, é quando a humanidade decidiu se afastar da bondade de Deus, abrindo seu coração para o mal.

Porém, em sua infinita bondade, foi Deus mesmo quem redimiu a humanidade arrependida, por meio de Si mesmo, na pessoa de Jesus. É que para a fé católica, Deus, Jesus e Espírito Santo são um só (a Santíssima Trindade).

- Publicidade -

Ainda para o catolicismo, foi por meio dessa separação que a humanidade passou a morrer, porque ao se afastar de Deus, o Criador, não há vida (assim como uma flor não sobrevive sem raiz). 

Ápice

“Imaculada Conceição representa a obra-prima da Redenção realizada por Cristo, porque precisamente o poder do seu amor e da sua mediação obteve que a Mãe fosse preservada do pecado original. Por conseguinte Maria é totalmente remida por Cristo, mas já antes da concepção”, afirma o Arcebispo Metropolitano Dom João Inácio Muller.

“Maria foi preservada, enquanto nós fomos salvos graças ao Batismo e à fé. Todos, porém, seja ela, sejamos nós, por meio de Cristo, somos salvos ‘em louvor do esplendor da sua graça’, acrescenta o sacerdote.

Dom Inácio pontua ainda que “nenhum de nós pode comprar a salvação porque ela é um dom gratuito do Senhor, um dom gratuito de Deus que vem a nós e mora em nós. Recebemos gratuitamente. Gratuitamente somos chamados a dar. Porque, se tudo nos foi doado, tudo deve ser dado de volta.”

Mas de que modo podemos retribuir? O bispo explica: “deixando que o Espírito Santo faça de nós um dom para os outros. O Espírito é dom para nós e nós, com a força do Espírito, devemos ser dom para os outros e deixar que o Espírito Santo nos faça instrumentos de acolhimento, de reconciliação, de ternura”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Câmara aprova projeto de lei que cria o protocolo “Não é Não”
Até quando vai o calor em São Paulo? Veja previsão do tempo

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -