Construído para atender atletas de elite que buscam índices olímpicos o Cear (Centro Esportivo de Alto Rendimento), na região do Swiss Park, em Campinas, está abandonado, segundo relatos de vizinhos e usuários do local.
O espaço que conta com quadras e piscinas para diferentes modalidades está apresentando uma série de problemas na estrutura, dificultando o treinamento dos esportistas. Ainda que a pista de atletismo se encontre em boas condições, com grama baixa e nivelada, outras partes do centro olímpico estão bem ruins.
LEIA TAMBÉM
Campinas convoca pessoas para vacinação contra mpox; entenda como vai funcionar
Asfalto, segurança e saúde lideram a lista de reclamações em Campinas; veja pesquisa
A reportagem da EPTV Campinas esteve no local e registrou a situação. Uma das quadras de tênis está em situação precária, com o piso ‘craquelado’, rede caída e faixas desaparecendo. Já, a outra está foi completamente tomada pelo mato.
Porém, as piscinas são as que mais causam preocupação. Elas precisam passar por reforma, já que estão com muita sujeira depositada no fundo e escadas e grades enferrujadas, elas estão impróprias para o uso. No total o local possui 162 mil metros quadrados.
OUTRO LADO
Procurada, a Prefeitura explicou que o projeto do Cear é do governo federal e não avançou por cerca de 12 anos.
A prefeitura disse que assumiu, então, a área e garantiu que tem previsão de ampliar e melhorar os espaços, mas não há uma previsão de quando as manutenções e mudanças no local vão acontecer.
“O Cear é utilizado somente por atletas de alto rendimento. Atualmente, a equipe Orcampi de Atletismo e o Projeto Vanderlei Cordeiro de Lima, são desenvolvidos diariamente. A pista de atletismo também é utilizada em eventos de nível estadual e nacional”, disse a prefeitura, em nota.
Apesar da situação das piscinas, a administração disse ainda que paratletas usam o complexo aquático para treinamentos. Em breve também deve ser instalada uma pista de skate no Cear, e a previsão é que ela ocupe a quadra de tênis que desapareceu no matagal, informou a administração.
“O centro de skate está em fase de elaboração. O projeto vai ser definido pela confederação brasileira, porque Campinas vai ser a capital nacional do skate e necessita cumprir todas as determinações que são exigidas pela entidade.”, completou.
LEIA MAIS
China retoma importação de carne do Brasil, depois de caso de “vaca louca”