O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu nesta quarta-feira (14) inscrições para um novo processo seletivo para o Censo 2022, com vagas na região de Campinas. A seleção contrata recenseadores temporários do Censo Demográfico, que já está em andamento. Na região de Campinas, há 101 vagas em Hortolândia, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste e Santo Antônio de Posse (veja mais abaixo).
Ao todo, no país, estão sendo oferecidas 7.795 vagas para recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores. O prazo de inscrição vai até sexta-feira (16). A previsão é que o contrato de trabalho para recenseador dure três meses e a remuneração é variável, dependendo da produtividade do trabalhador.
Para se inscrever, é preciso que os candidatos levem o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, preenchido e assinado até um dos postos do IBGE listados no quadro de vagas.
O CARGO
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
A previsão de duração do contrato é de até três meses, com possibilidade de prorrogação.
REMUNERAÇÃO
Segundo informações do Instituto, o pagamento será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Em Campinas, por exemplo, uma pessoa que trabalhar no cargo por 25 horas semanais deverá receber, no mês, R$ 1.537,96. Se optar por 50 horas por semana, a remuneração mensal pode chegar a 3.107,96.
É possível calcular uma estimativa neste simulador. A previsão de duração de contrato do recenseador é de três meses, podendo ser prorrogado.
VEJA VAGAS POR CIDADES:
Hortolândia- 20 vagas (sendo 12 em ampla concorrência, 6 destinadas para pessoas pretas ou pardas, e 2 para pessoas com deficiência).
Paulínia- 12 vagas (sendo 7 em ampla concorrência, 4 para pessoas pretas ou pardas, e 1 para pessoa com deficiência)
Santa Bárbara d’Oeste- 60 vagas (sendo 40 em ampla concorrência, 15 para pessoas pretas ou pardas e 5 para pessoas com deficiência)
Santo Antônio de Posse – 9 vagas (sendo 5 em ampla concorrência, três para pessoas pretas ou pardas e 1 para pessoa com deficiência).