Após a passagem de sistemas que derrubaram as temperaturas em Campinas nesta semana, o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, prevê chuvas entre amanhã (18) e segunda-feira (20).
Conforme o boletim atualizado da entidade, neste sábado a previsão é de chuva, “especialmente na forma de pancadas, a qualquer momento do dia”. Porém, há também a chance de precipitações mais intensas sobre o município.
“Temporais podem ocorrer, acarretando, sobretudo, trovoadas e rajadas de vento. A partir do anoitecer, os ventos assumem velocidade moderada a forte, e algumas rajadas podem ocorrer, sem associação com temporais”, explica a nota.
O texto também estima temperaturas entre 15°C e 20ºC ao longo deste sábado.
LEIA MAIS
Estudo: 61% conhecem dependentes químicos em Campinas
Bolsa Trabalho: inscrições para 500 vagas em Campinas acabam hoje
NO DOMINGO
Ainda conforme o Centro, a tendência para o domingo (19) é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas. Neste caso, as condições atuais apontam para pancadas sobre a cidade especialmente à noite.
Segundo a previsão, as máximas não devem subir muito no fim de semana. No domingo, por exemplo, não passa de 23°C. “As temperaturas ficam entre 13°C e 23°C, e os ventos mantêm intensidade moderada ao longo do dia”, esclarece.
A PRÓXIMA SEMANA
Comprovando a previsão do tempo anterior que indicava a prevalência do frio até este final de semana, o boletim meteorológico atualizado prevê o aumento das temperaturas, principalmente as máximas, a partir da próxima semana.
Antes disso, porém, o Cepagri afirma que os indicativos para a segunda-feira em Campinas envolvem o “céu parcialmente nublado a nublado, com maiores chances de chuva, inclusive temporais, e temperaturas entre 15°C e 24°C”.
Após o início de semana com chuva, a sensação de calor predomina. “A próxima semana deverá ser caracterizada por dias mais quentes, com temperaturas acima da média para o período (máximas entre 27°C e 28°C)”, pontua o Centro.
INVERNO CHEGANDO
A ação do fenômeno La Niña deve persistir durante todo o inverno, com tendência de reduzir a possibilidade de chuvas mais intensas no Sul e no Sudeste. A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
No Hemisfério Sul, o inverno começa na próxima terça-feira (21), às 06h14, e vai terminar no dia 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília). A estação é normalmente marcada pelo período menos chuvoso da região Sudeste.
A mesma condição é prevista para o Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Já os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.
A estação também se caracteriza pelas incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura, resultando em valores médios inferiores a 22°C sobre a parte leste do Sul e do Sudeste.
Segundo a previsão do Inmet, as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, porém não se descarta a ocorrência de chuvas próximas ao litoral da Região Sudeste, devido à passagem de frentes frias.
LEIA TAMBÉM
Motorista é baleado após BMW ser alvo de tiros na Santos Dumont, em Campinas