A Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária) abre nesta quarta-feira (7) as inscrições para cinco cursos técnicos gratuitos que serão oferecidos no segundo semestre de 2023. As aulas serão ministradas no Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas). Ao todo, serão abertas 180 vagas, com turmas de 30 vagas para cada curso.
Veja os cursos e horários disponíveis:
- Administração (tarde e noite)
- Informática (noite)
- Logística (noite)
- Meio Ambiente (noite)
- Segurança do Trabalho (noite)
As inscrições poderão ser feitas no site, das 9h do dia 7 de junho até às 23h59 do dia 21 de junho. Para participar, o candidato deverá estar cursando o 2º ano do Ensino Médio Regular, o 2º termo do Ensino Médio/EJA, ou ter concluído o Ensino Médio, ser classificado dentro do número de vagas oferecidas no curso escolhido e possuir e-mail válido.
LEIA TAMBÉM
Veja o que abre e fecha durante o feriado prolongado de Corpus Christi, em Campinas
Véspera de feriado tem entrada de ar mais frio em Campinas; veja a previsão
Além disso, é preciso ter a idade mínima de 16 anos para todos os cursos, exceto para Técnico em Segurança do Trabalho, cuja exigência é ter completado 18 anos até a data de início das aulas, previstas para começar em 24 de julho. Os cursos serão ministrados no Ceprocamp Prefeito Antônio da Costa Santos, na Avenida 20 de novembro, nº 145, no Centro.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
No momento da inscrição, o candidato deverá informar CPF, RG, endereço completo e demais dados pessoais, bem como renda líquida per capita familiar, devendo declarar a veracidade das informações prestadas. É proibido estar matriculado em outro curso ou unidade educacional no mesmo horário do curso pretendido. Ao final da inscrição, será emitido um protocolo que poderá ser impresso como comprovante de inscrição e a senha para consulta da classificação.
O Ceprocamp adota o sistema de cotas, com 10% do total das vagas de cada curso reservadas para candidatos afrodescendentes e outros 10% para candidatos com deficiência, havendo prioridade aos candidatos que são egressos ou que ainda cursam o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio em escola do Sistema Público de Ensino.
MATRÍCULA
A convocação para matrícula dos classificados em 1ª chamada está prevista para o dia 5 de julho, por meio de publicação no site. As matrículas desta primeira etapa serão realizadas nos dias 6 e 7 de julho, das 9h às 19h, no Ceprocamp Prefeito Antônio da Costa Santos, no Centro, localizado ao lado da Estação Cultura.
No ato da matrícula, serão exigidos documentos pessoais, como CPF e RG, original e cópia, comprovante de endereço (original e cópia), documento de escolaridade (original e cópia), uma foto 3×4 recente e indicar um endereço eletrônico (e-mail) válido. Matrículas de menores de 18 anos deverão ser feitas pelo pai, pela mãe ou responsável legal.
O edital com todas as orientações sobre o processo classificatório dos cursos técnicos foi publicado na edição do dia 31 de maio, no Diário Oficial do Município. Mais informações podem ser obtidas por WhatsApp no (19) 99802-2423 ou ainda por meio do e-mail: sec.ceprocamp@campinas.sp.gov.br.
Confira o cronograma completo:
- Inscrições – 07 a 21 de junho
- Publicação de deferimento/indeferimento dos documentos apresentados pelos candidatos que declararam deficiência – 28 de junho
- Publicação da lista de candidatos inscritos de todos os cursos – 28 de junho
- Publicação da Classificação Provisória – 28 de junho
- Recursos interpostos à Classificação Provisória – 29 e 30 de junho
- Resultado recursos dos interpostos e Classificação Definitiva – 05 de julho
- Convocação dos Candidatos dos Cursos Técnicos, para matrícula em 1ª chamada – 05 de julho
- Matrícula dos candidatos dos Cursos Técnicos convocados, em 1ª chamada – 06 e 07 de julho
- Convocação dos candidatos dos Cursos Técnicos para matrícula em 2ª Chamada – 12 de julho
- Matrícula dos candidatos dos Cursos Técnicos convocados, em 2ª chamada – 13 e 14 de julho
- Previsão de início das aulas – 24 de julho
LEIA MAIS
Do quentão ao hot dog: preços de produtos de festa junina variam até 227% em Campinas, revela Procon