A Cetesb (Companhia Ambiental Do Estado) constatou que não há autorização para retirada de árvores em uma área de proteção ambiental no Campo Grande, em Campinas. Na semana passada, equipes da EPTV Campinas flagraram a retirada de madeiras no local, que fica no limite entre Campinas e Hortolândia, nas proximidades das rodovias Bandeirantes (SP-348) e Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), conhecida como Campinas-Monte Mor.
Além disso, a companhia afirmou que será realizada uma vistoria para avaliar as intervenções feitas com aplicação de penalidades. Já a secretaria de Meio Ambiente do Estado confirmou que o desmatamento é irregular e que a denúncia foi encaminhada à Policia Militar Ambiental.
LEIA TAMBÉM
Campinas divulga novo alerta de áreas com risco de transmissão de dengue
Estudante diz que sentiu ‘estralo nas costelas’ durante trote universitário, em Campinas
O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que uma força-tarefa atua sistematicamente de forma repressiva e incisiva para coibir os danos ambientais na APA Campo Grande, alvo constante de ocupações e parcelamentos ilegais de solo, principal causa de remoção de cobertura vegetal na unidade de conservação.
Além disso, afirmou que há 22 processos administrativos iniciados com o objetivo de responsabilizar administrativamente os infratores. Destes, 8 loteamentos têm proprietários identificados e mais de R$ 11 milhões em multas ambientais foram aplicadas. Disse, ainda, que há ações de várias pastas investindo no aumento das áreas verdes na cidade e que a cobertura de vegetação natural na cidade cresceu nos últimos 20 anos.
LEIA MAIS
Verão, praia e carnaval; Rio de Janeiro é o destino perfeito