A chuva que atingiu a região na tarde deste domingo (9) causou diversos transtornos em Campinas. De acordo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, até às 16h20, a cidade já havia registrado 28,5 milímetros de precipitação.
Na Rua Amantino de Freitas, no Jardim Nova Aparecida, uma árvore caiu devido aos ventos fortes, que chegaram a 33,6 km/h. Um poste também ficou torto na via.
Na região do Padre Anchieta, vídeos mostram a rua completamente alagada na Rua Dom Paulo Evaristo Arns e um bueiro entupido. Já na Rua Manoel Thomas, também houve registro da via alagada.
LEIA TAMBÉM
Black Friday, Copa do Mundo e Natal devem gerar 13 mil vagas temporárias na RMC
Casal de idosos fica ferido após bater carro em árvores, em Campinas
DEMAIS CIDADES
Em Sumaré, fios de energia elétrica acabaram cedendo por causa dos ventos e encostaram em uma estrutura metálica, gerando um curto circuito na Rua José Luiz Filho, no Jardim Minezotta.
Em Hortolândia, uma árvore caiu na Rua Hortência, no Bairro Parque do Horto. Além disso, a Avenida São Francisco de Assis, no bairro Vila Real, teve registro de alagamento.
OUTUBRO CHUVOSO
Campinas terá um mês de outubro com temperaturas abaixo da média e pancadas de chuva durante vários dias, segundo a previsão estendida do Cepagri. De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, as precipitações seguem recorrentes durante os primeiros dias do mês.
“Até o dia 10, os indicativos são de volumes mais elevados de chuva. Pra semana que vem, a expectativa é que teremos pancadas de chuva durante vários dias”, relata. Segundo Bainy, esse cenário é comum para a época do ano.
“Na verdade, outubro já é um mês bem mais chuvoso do que setembro. Em termos de volume, é praticamente o dobro do volume climatológico. Em setembro, a média é de 62 mm, e outubro, esse volume já vai para 120 mm. Então, os indicativos não apontam para um período de estiagem ou ondas de calor como a gente teve nos últimos anos. Nesse outubro, a gente deve ter chuvas regulares e intervalos menores entre um episódio de chuva e outro”, explica.
De acordo com a média histórica, que acompanha os registros entre os anos de 1991 e 2020, o mês de outubro costuma ter uma média de 117,1 milímetros de chuva em cerca de 8,6 dias de precipitação.
LEIA MAIS