O temporal com registro de granizo que atingiu as cidades da região de Campinas no domingo (9) causou estragos e, a previsão é de que continue a chover, pelo menos, até quarta-feira (12). Na região, as cidades de Americana, Monte Mor e Sumaré registraram o maior acumulado de chuvas no domingo (9) – veja mais abaixo.
Já em Campinas, os acumulados registrados pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, no domingo, ficaram em torno de 30 milímetros no distrito de Barão Geraldo. Boa parte da região metropolitana registrou acumulados em torno dos 20 mm, mas entre Americana, Nova Odessa e Sumaré, e em Monte Mor, os acumulados superaram 45 mm, e pontualmente chegaram a 60 mm.
No Campo dos Amarais, em Campinas, o Cepagri registrou rajada de vento de 55 km/h às 14h15, e granizo pequeno foi reportado da região do Padre Anchieta, em Campinas. O motivo desse temporal foi uma frente fria junto com a circulação de ventos no alto da atmosfera, o que também provocou o excesso de umidade no ar. Para a semana, a previsão é de mais pancadas de chuva até quarta-feira e, depois, há chance de calor.
Isso porquê a tendência para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado, tempo abafado e temperaturas entre 20 e 31ºC. Não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva, rápidas e isoladas, mas as probabilidades são baixas, informa o Cepagri.
LEIA TAMBÉM
Bandidos fazem funcionárias reféns e roubam joalheria em shopping de Campinas
Processo seletivo para 200 vagas de emprego causa fila em Sumaré
ESTRAGOS DO TEMPORAL
A chuva com vento e até granizo causou alguns estragos na região de Campinas no domingo (9). Em Campinas, houve registro forte chuva e da velocidade do vento. No bairro Padre Anchieta, a boca de lobo transbordou e, no bairro Vila Réggio, houve registro de granizo. Duas árvores caíram no Jardim Nova Aparecida e o alambrado de uma creche também foi atingido, assim como uma carreta que estava na frente. A Prefeitura de Campinas disse que as aulas não foram afetadas.
Em Hortolândia, uma árvore caiu no Parque do Horto e ficou atravessada na rua. A Prefeitura da cidade disse que tudo foi resolvido ontem. Em Sumaré, um curto circuito na Rua José Luiz Dilho, no Jardim Minezotta, chamou a atenção dos moradores. Fios acabaram cedendo por causa do vento e encostaram-se a uma estrutura metálica.
Segundo balanço da Defesa Civil de Campinas, divulgado na manhã desta segunda-feira, dois imóveis ficaram alagados no bairro Vila Boa Vista, houve o registro de quatro quedas de árvore e um poste também caiu. Um muro, no Taquaral, ficou ainda sob-risco de queda.
LEIA MAIS
Poliomielite volta a preocupar médicos brasileiros; entenda