Duas mortes foram registradas em São Paulo em decorrência dos fortes ventos que atingem o estado devido um ciclone extratropical que atua no litoral de Santa Catarina. Na quinta-feira (13) uma idosa morreu após ser atingida por um fio de alta tensão derrubado pelo vento.
Outro registro é de uma jovem, de 24 anos, que ficou ferida após um acidente, ocorrido na manhã de quinta-feira (13), em São José dos Campos. O carro em que ela estava foi atingido por uma árvore derrubada pelos fortes ventos.
Os policiais militares verificaram que a vítima realizava aulas de direção, quando uma árvore caiu devido fortes ventos e atingiu o automóvel. O instrutor que estava com a mulher no veículo não se feriu.
LEIA MAIS
Novo edital do transporte é publicado com contrato R$ 600 milhões mais caro
Voa Brasil começa a oferecer passagens de avião a R$ 200 em agosto
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo a Defesa Civil, esta sexta-feira (14) será marcada pelo tempo firme e seco em todo Estado de São Paulo. As temperaturas não devem subir ao longo do dia, garantindo a sensação amena e até de frio. Não há previsão de chuva para nenhuma das áreas monitoradas.
Na capital paulista, com o afastamento gradativo do ciclone extratropical que provocou chuvas fortes, ventania e destruição nos estados do Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deve predominar nos próximos dias uma massa de ar frio de origem polar, ou seja, um sistema de alta pressão atmosférica, que deve derrubar as temperaturas. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
A cidade amanheceu nesta sexta-feira (14), com poucas nuvens e termômetros em média na casa dos 10,1°C, registrado por volta das 8 horas da manhã. Nas regiões periféricas e mais próximas de serras, como Engenheiro Marsilac e Capela do Socorro/Parelheiros, os valores mínimos foram 4,3°C e 5,3°C, respectivamente. Mesmo com o predomínio de sol entre poucas nuvens a temperatura máxima não deve superar os 17°C, enquanto os menores percentuais de umidade do ar se mantêm na casa dos 32% e sem previsão de chuva no decorrer do dia.
A COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde as 8h da quinta-feira (13) em toda a capital paulista.
EM CAMPINAS
Campinas está sob alertas da Defesa Civil e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) que indicam risco de vendaval e declínio nas temperaturas. Ontem, o Inmet emitiu um aviso para o risco de um forte vendaval na região Sudeste, alertando para perigo com transtornos causados por fortes ventos que podem registrar a velocidade de 60 km/h a 100 km/h. A cidade está classificada na área de risco alto. Há previsão de mínima fica na casa dos 7°C com sensação de 5°C neste domingo (16).
De acordo com o órgão, há “risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações”. Como orientação, o Inmet, indica que em caso de rajadas de vento os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas. Outra orientação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O melhor é permanecer em local abrigado.