As cidades de Jaguariúna e Socorro, pertencentes ao Circuito das Águas Paulista, anunciaram nesta terça-feira (8) que irão seguir as determinações estaduais no que diz respeito à flexibilização do uso de máscara de proteção facial ao ar livre. De acordo com o governo do Estado de São Paulo, o anúncio deve ser feito nesta quarta-feira (9).
Segundo o estado, a medida está sendo avaliada por um comitê formado por especialistas escolhidos pela gestão para orientar as medidas sanitárias durante a pandemia da covid-19. A flexibilização da máscara já havia sido cotada no ano passado, em novembro, mas foi adiada devido ao avanço dos casos da variante Ômicron.
A expectativa é que secretários estaduais, governador e o comitê se reúnam ainda nesta terça-feira (8) para decidir sobre a situação e definir os detalhes da flexibilização. Entretanto, a máscara deve ser liberada apenas em vias urbanas e ambientes a céu aberto, devendo ser mantida em locais com aglomeração, como terminais rodoviários e locais fechados.
Em Águas de Lindoia, o setor de comunicação da prefeitura relatou que aguarda o posicionamento do Governo do Estado. Em seguida, o tema será debatido com o Grupo Estratégico criado para o enfrentamento e, caso a medida possa ser adotada a partir de critérios técnicos, um decreto será editado com a norma.
Já em Amparo e Pedreira, as administrações municipais afirmaram que irão aguardar a posição do estado para tomar uma decisão sobre o tema.
A apuração do acidade on/Circuito das Águas entrou em contato com as cidades de Holambra, Lindoia, Monte Alegre do Sul e Serra Negra, mas não obteve retorno até esta publicação.