- Publicidade -
CotidianoCidades do Circuito se preparam para receber a vacina da Pfizer

Cidades do Circuito se preparam para receber a vacina da Pfizer

Quinta remessa com doses do imunizante deve chegar nesta quarta-feira (26), através do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas

- Publicidade -

 

Municípios aguardam chegada da vacina da Pfizer (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

As cidades do Circuito das Águas Paulista já estão se preparando para receber mais doses da vacina da Pfizer, uma vez que a quinta remessa do imunizante deve chegar ao Brasil ainda nesta quarta-feira (26), através do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é de que sejam entregues mais 629 mil doses. O país já recebeu 2,8 milhões de doses do imunizante.

Na última terça-feira (25), o Ministério da Saúde autorizou o envio da vacina da Pfizer aos municípios que não são capitais, único local onde o imunizante estava sendo aplicado até o momento. A medida visa a aceleração da Campanha Nacional de Imunização.

Segundo o órgão, as cidades que receberem a vacina deverão se preparar para armazená-la, uma vez que é necessário manter as doses em caixas com temperaturas entre -25ºC e -15ºC por, no máximo, 14 dias. O governo federal já contratou 200 milhões de doses da farmacêutica, e prevê a entrega total até o final deste ano.

Na região do Circuito, os preparativos consistem na aquisição de refrigeradores e no desenvolvimento de uma logística para o armazenamento das doses, devido à complexidade exigida pela vacina.

Em contato com o setor de comunicação da prefeitura de Águas de Lindoia, a pasta afirmou que o município possui um freezer que suporta a temperatura necessária, e acrescentou que “não sabemos se a vacina vai chegar ao município congelada, ou não. Aguardamos novas orientações da GVE”, disse em nota.

- Publicidade -

A prefeitura de Jaguariúna informou que não utilizará um equipamento específico de refrigeração, e que pretende manter as vacinas da Pfizer na temperatura de 2ºC a 8ºC, “conforme orientação do documento técnico que determina o uso dessa forma em até 5 dias”, afirmou a administração.

Em nota, o Departamento Municipal de Saúde de Holambra informou que aguarda pelo posicionamento do Governo do estado de São Paulo a respeito do recebimento das doses. Além disso, a pasta afirmou que “a cidade possui condições de armazenamento do imunizante em câmaras simples refrigeradas já existentes no município, por um período de até 5 dias. Tal condição de conservação está presente no manual do antígeno”.

Já as cidades de Pedreira e Socorro declararam a compra de refrigeradores especiais. No caso de Pedreira, a administração municipal afirmou que já abriu uma “licitação para a compra de um freezer especial para receber as doses da vacina, portanto, em breve, o município estará apto para armazenar e depois distribuir para os Postos de Saúde efetuarem a imunização no dia”.

O setor de comunicação da prefeitura de Socorro relatou a compra de um refrigerador direcionado ao recebimento das doses do imunizante da Pfizer, e complementou, em nota, que “deve ser entregue hoje ou nos próximos dias”. 
 
A estância de Monte Alegre do Sul afirmou que “dispõe de câmaras de vacina capazes de armazenar as doses na temperatura indicada”, mas aguarda o retorno da solicitação da farmacêutica Pfizer feita à Anvisa, a respeito da extensão de prazo de armazenamento a temperaturas entre 2ºC e 8ºC.

A apuração do ACidade On/Circuito das Águas entrou em contato com as prefeituras de Amparo, Lindoia e Serra Negra, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -