Cinco entre as nove cidades pertencentes ao Circuito das Águas Paulista aderiram ao Plano São Paulo de flexibilização econômica publicado no último sábado (23). De acordo com o decreto estadual, os municípios da região estão em período híbrido de quarentena.
A apuração do On Circuito das Águas entrou em contato com as prefeituras de Holambra, Jaguariúna, Lindoia e Socorro, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.
De acordo com o decreto estadual, de segunda a sexta-feira, todas as cidades devem seguir as regras da fase laranja até as 20h. Após esse horário e nos próximos dois finais de semana, as medidas são as da fase vermelha. Neste último caso, todo o estado deve aderir.
Medidas a serem seguidas:
– Nos dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, entre 6h e 20h, a região do Circuito das Águas segue regras da fase laranja
– Todos os dias, no período noturno (20h às 6h), a região do Circuito das Águas segue regras da fase vermelha
– Nos sábados (30 de janeiro e 6 de fevereiro), domingos (dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro) e em possíveis feriados, a região do Circuito das Águas segue As regras da fase vermelha
As estâncias de Amparo, Monte Alegre do Sul e Serra Negra afirmaram que irão seguir todos os protocolos e medidas estaduais, de acordo com o decreto publicado no sábado, não havendo a necessidade de uma determinação específica e municipal. Já as cidades de Pedreira e Águas de Lindoia publicaram decretos próprios sobre as regras da quarentena. Confira abaixo:
Pedreira
Além das regras estaduais, o município decretou, também no último sábado (23), que eventos culturais, festas, confraternizações e outras atividades similares estão proibidas, mesmo durante o período em que a cidade está na fase laranja do Plano SP.
Segundo as determinações do estado, durante a fase laranja estas atividades são permitidas desde que sigam os critérios de ocupação máxima, horário reduzido, controle de acesso e assentos marcados.
O decreto 3.103 salienta que são considerados eventos sociais e festas todo e qualquer acontecimento “organizado e coordenado de forma a contemplar a concentração de mais de 30 pessoas em um mesmo espaço físico, aberto ou fechado”, diz o texto.
Águas de Lindoia
Segundo o decreto municipal da estância, permanece autorizada a atividade em hotéis, desde que as orientações específicas a respeito do fornecimento de refeições definidos pelo estado sejam seguidas.
Já das 6h às 20h, estão permitidos eventos e atividades culturais na cidade se houver controle de acesso, hora marcada e assentos demarcados com o distanciamento mínimo e com o público sentado, conforme regulamentação do Plano SP durante a fase laranja.
O município proíbe, até dia 7 de fevereiro, a execução de música ao vivo em qualquer estabelecimento, assim como a realização de campanhas para fomentar o aumento de público, a prática de esportes coletivos em lugares públicos e privados, o funcionamento de parques aquáticos, clubes, piscinas públicas e congêneres, e a locação de chácaras e residências de veraneio.