Cinco homens foram detidos na manhã deste domingo (22) após serem flagrados pela Polícia Ambiental soltando balões na região do Swiss Park, em Campinas.
De acordo com a corporação, o caso ocorreu no interior da mata do bairro, que chegou a pegar fogo. Em fotos feitas pela polícia, é possível ver linhas dos balões enroscadas em árvores.
Os produtos foram apreendidos os homens, levado para a 2ª Seccional de Campinas, no Jardim Londres. Não há registro de feridos.
À EPTV, a polícia informou que estava a caminho de outra ocorrência quando observou a queda do balão. Durante a ocorrência, o grupo alegou que estava no local “por curiosidade”, mas um deles estava com um alicate e outro usava uma camiseta que indica participação em clube de baloeiros.
CRIME AMBIENTAL
Vale lembrar que soltar balões é crime ambiental pois põe em risco o espaço aéreo. A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais vegetações, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. Quem for pego soltando balões é multado e pode ser preso.