- Publicidade -
CotidianoCircuito adota medidas para evitar a propagação da covid-19

Circuito adota medidas para evitar a propagação da covid-19

Após Amparo publicar um decreto com restrições de funcionamento, outros municípios da região anunciaram ações para conter o avanço da doença

- Publicidade -

Vacina contra covid-19 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Consórcio para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas se reuniu no final da tarde da última quinta-feira (6) para debater possíveis medidas a serem adotadas com o intuito de evitar a propagação da covid-19 na região. O encontro aconteceu após a cidade de Amparo decretar uma série de restrições, como o fechamento de bares e restaurantes às 22h e a proibição de eventos.

Leia mais:  
Amparo fecha bares mais cedo e veta aluguel de chácaras

Participaram da reunião os prefeitos Edson Rodrigo, de Monte Alegre do Sul, Gil Helou, de Águas de Lindóia, Ricardo Lopes, de Socorro, Luciano Lopes, de Lindóia, e Hamilton Bernardes, de Pedreira. Durante o encontro, todos foram unânimes ao destacar que o esforço para vacinar a maioria da população em 2021 valeu a pena, pois isso tem evitado o agravamento dos sintomas com internações em leitos de enfermaria e principalmente UTIs.

Entretanto, com um número alto de contágio novamente, principalmente em função da variante ômicron, serão necessárias medidas mais restritivas para evitar nova elevação no índice de hospitalizados.

Dentre as ações divulgadas pelas administrações municipais estão campanhas de vacinação, reforço da equipe médica e cancelamento de eventos públicos. Confira as medidas anunciadas por cada município.

Águas de Lindoia

- Publicidade -

A prefeitura de Águas de Lindoia retomou a vacinação contra a covid-19 e realiza uma ação neste sábado (8), no Ginásio de Esportes da cidade, das 9h às 16h. Além disso, a estância cancelou a programação cultural agendada para o mês de janeiro, uma vez que, com o aumento considerável no número de casos do novo coronavírus na estância hidromineral, a realização de eventos públicos não é recomendada.

Leia mais  
Águas de Lindoia suspende programação cultural de janeiro

Amparo

A Santa Casa Anna Cintra iniciou na última quinta-feira (6), o atendimento exclusivo para os pacientes que procurarem a unidade com sintomas gripais, como febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse persistente. De acordo com o hospital, ao ser atendido, o paciente irá realizar a triagem obrigatória e fazer a testagem rápida para a Covid-19.

Além disso, as unidades de saúde de toda a cidade estão atendendo exclusivamente às pessoas com síndromes gripais de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. Já os postos de saúde São Dimas, Centro, Arcadas e Três Pontes permanecem com horário de atendimento estendido, das 17h às 19h.

Nesta sexta-feira (7), a prefeitura ainda afirmou que será aberto um processo seletivo com contratação emergencial para 10 enfermeiros, visando atender à alta demanda da cidade. As informações sobre o edital não foram divulgadas pela administração até o momento desta publicação.

Holambra

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra informou que o quadro de funcionários foi reforçado para suprir a demanda por atendimento. Segundo a pasta, a Policlínica Municipal, que é a unidade de pronto atendimento, conta agora com dois médicos no período noturno. Antes havia apenas um profissional neste horário.

Jaguariúna

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna criou uma força-tarefa para reduzir os impactos da doença na cidade. Segundo a pasta, a demanda diária na Unidade de Campanha cresceu em 138% de novembro de 2021 a janeiro de 2022, passando de 137 atendimentos por dia para 326.

Dentre as medidas adotadas pela administração estão o reforço da equipe médica e de enfermagem, o direcionamento do fluxo das ambulâncias em casos graves e a elaboração de um protocolo específico para direcionar as equipes. Uma tenda anexa à Unidade de Campanha também foi instalada na quarta-feira (5) para dar suporte na espera de pacientes.

Monte Alegre do Sul

A Feira da Lua de Monte Alegre do Sul cancelou todas as atividades durante o mês de janeiro devido ao avanço dos casos confirmados do novo coronavírus na estância hidromineral.

Pedreira

Em um vídeo publicado na rede social oficial da prefeitura de Pedreira, o prefeito Hamilton Bernardes Junior (DEM) afirmou que a cidade contratou mais um médico plantonista para atender a demanda de atendimento. O chefe do executivo ainda relatou que nenhuma medida adicional será tomada até o momento.

Serra Negra

A prefeitura de Serra Negra intensificou a fiscalização dos moradores em isolamento domiciliar devido a covid-19. De acordo com a administração, uma força-tarefa composta por um agente de fiscalização e um guarda civil municipal estão percorrendo o centro e bairros, verificando se a determinação sanitária de isolamento está sendo cumprida.  

Os munícipes que não são encontrados nas residências, são autuados e multados em R$ 1 mil, conforme o decreto nº 5.237. Além disso, um termo de constatação é preenchido e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, uma vez que o descumprimento da medida caracteriza crime contra a saúde pública.

Socorro

A prefeitura de Socorro informou que colocou quatro médicos para auxiliar no Pronto Socorro do Hospital “Dr. Renato Silva”. Além disso, a administração orienta que os moradores com sintomas gripais levem procurem o posto de saúde que atende o bairro em que residem, em busca de reduzir as filas do Pronto Socorro municipal.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -